Google vai copiar a Apple na privacidade da Play Store

A Google já tinha anunciado anteriormente os seus planos para criar uma nova secção na Play Store, em que os programadores vão fornecer informações sobre a política de privacidade e segurança das aplicações que desenvolveram. A medida surgiu depois de a Apple ter exigido aos developers, no passado mês de Dezembro, uma política de privacidade semelhante.

Recentemente, a gigante tecnológica solicita aos programadores a indicação dos tipos de dados que cada aplicação recolhe. A informação disponibilizada pelos programadores vai constar nos detalhes de cada aplicação na Play Store a partir do Fevereiro do próximo ano.

Em Abril torna-se obrigatório, para lançar uma aplicação na Play Store, que seja disponibilizado as respetivas informações de segurança e privacidade, havendo uma secção dedicada aos dados recolhidos. Já os utilizadores de iOS verão “etiquetas” explicativas da própria App Store, que lhes indica de que forma é que os seus dados são utilizados.

blank

A Google anuncia que os dados que os programadores devem partilhar com os utilizadores são de natureza diversa, mas sobretudo dizem respeito à localização, contactos, informação financeira e pessoal, e a aplicação deve indicar se para a utilizar é obrigatório a partilha de dados. As aplicações devem indicar, ainda, se a informação é recebida de forma encriptada, e deve mostrar a informação de que a aplicação está em “conformidade com um padrão de segurança global”.

A questão da privacidade dos seus utilizadores é especialmente importante para a Google e, no passado, a gigante tecnológica já tinha anunciado que, por forma a garantir a sua segurança, irá penalizar todos os programadores que não cumpras as novas regras. Uma das grande novidades da nova medida da Google, é a liberdade dada ao programador para criar as suas próprias regras, estando, contudo, sujeitos a um padrão geral que deverá, obrigatoriamente ser cumprido.

Para ajudar os programadores, a Google desenvolveu uma página de suporte e um guia completo.

Fonte: Tech Crunch

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here