Google também já está a testar conteúdo publicitário no Android TV

Atualizações que adicionam recursos como suporte a HDR adicional ou corrigem problemas estranhos são uma coisa boa sobre as smart TVs, mas, como muitos de nós já experimentamos, pode haver uma desvantagem. As atualizações de software entregues meses ou anos após a compra de uma TV podem alterar a interface para  pior, ou adicionar “recursos” que são realmente apenas oportunidades de geração de receita.

Um “programa piloto” surgindo nas TVs Android (que inclui a maior parte da programação da Sony dos últimos anos, até mesmo os modelos caros) combina essas duas questões adicionando uma linha de conteúdo patrocinado que ninguém pediu. É verdade que não é nada de novo nesta área, já que a Xiaomi também tem vindo a adicionar conteúdo publicitário aos seus sistemas operativos, tanto para smartphones como para SmartTV, mas não é por isso que é “mais aceite”.

Aparentemente, nem a própria Sony contava com isso, que através de uma nova página de suporte, afirma que essa mudança é realizada pela Google. Mesmo que os proprietários das suas TVs comprassem TVs sem os anúncios e não previssem que isso viria a existir, não há como simplesmente desativá-los. Em vez disso, a Sony sugere a criação de um novo perfil restrito que listará apenas aplicações que os utilizadores optam por exibir.

Em comunicado ao XDA-Developers, o Google disse: “A Android TV está comprometida em otimizar e personalizar a experiência de entretenimento em casa. À medida que exploramos novas oportunidades para melhorar a comunidade de utilizadores, estamos executando um programa piloto para divulgar o conteúdo patrocinado nno ecrã inicial do Android TV “.

A julgar pelas respostas dos proprietários – que já descobriram uma solução alternativa ao reverter o aplicativo Play Services de sua TV -, eles não apreciam a exploração ou a otimização que a Google está a “programar” para os utilizadores.

Fonte: XDA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here