A Google divulgou um relatório indicando que, só no passado mês de Abril, removeu mais de 1,2 milhões de links do motor de busca devido ao seu combate à Pirataria.
Os dados podem ser consultados no site de Transparência da Google. A empresa que mais pedidos efectuou foi a Microsoft, que pediu para retirar 536.716 links. Além da Microsoft, também podemos enumerar a NCB Universal, RIAA e a BPI (British Recorded Music Industry).
Os principais sites que são alvo de links removidos são, obviamente, sites de partilha de ficheiros e sites de torrents. FilesTube.com, Torrentz.eu, 4shared.com, Torrentreactor.net e o zuppyshare.com são os 5 sites mais afectados. O Google indica que 97% dos links pedidos foram removiddos desde Dezembro de 2011.
O Google recebe, por vezes, 250 mil pedidos por semana, e no mês passado mais de mil detentores de direitos de autor solicitaram mais de 1,2 milhões de links para serem removidos.
Estes dados são novidade, pois, anteriormente, o relatório só divulgava os links removidos a pedidos de entidades governamentais, mas a partir de agora poderemos verificar os pedidos de protecção de direitos de autor.