Google recebeu multa recorde da União Europeia por abuso de posição dominante nas pesquisas na Internet

A Comissão Europeia anunciou a aplicação de uma multa recorde de 2420 milhões de euros à Google por abuso da posição dominante da empresa no mercado das pesquisas na Internet. A sanção foi comunicada pela própria organização europeia e é o culminar de um caso que se arrastava há já dois anos.

A Google tem 90 dias para pagar a multa imposta pela Comissão Europeia, caso não o cumpra serão cobrados até 5% da faturação diária média que a Alphabet (dona da Google) atinge em todos os mercados mundiais em que opera.

Para a comissária Europeia Margrethe Vestager «A Google desenvolveu muitos produtos e serviços inovadores que vieram revolucionar as nossas vidas. Ainda assim, a estratégia da Google para o seu serviço de comparação de compras não se restringia apenas à atração dos clientes por ter um produto de qualidade superior face aos concorrentes. A Google abusou da sua posição dominante em termos de mercado como motor de busca através da promoção do próprio serviço de comparação de preços nos seus resultados de busca e degradação dos pertencentes aos concorrentes». 

A comissária da Comissão Europeia que liderou o caso contra a Google destacou ainda que a prática é também ilegal à luz das normas antimonopólio da União Europeia, explicando que «a Google negou a outras empresas a oportunidade de competir com o seu mérito e inovar».

A multa mais elevada aplicada até agora pelas autoridades europeias envolvendo casos antimonopólio ascendia apenas a 1100 milhões de euros e foi paga pela Intel em 2008. A microsoft esteve também já envolvida neste rol com o pagamento de 497 milhões de euros em 2007 e 561 milhões em 2013. A Google superou todas as sanções impostas até ao momento.

Apesar desta multa recorde atribuida à Google, existem outros casos abertos pela Comissão Europeia, como o abuso da posição dominante com o Android e também pode surgir um novo caso que tem no centro a plataforma publicitária AdWords.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here