Google quer carros sem condutor a circular a partir de 2017

Depois de Nevada e Flórida, foi a vez da Califórnia assinar, esta terça-feira, uma legislação (lei SB 1298) que aprova a realização de testes nas estradas daquele estado norte-americano e estabelece os critérios para o acompanhamento da evolução dos carros sem condutor .

A situação agrada à Google, uma das fabricantes de carros automáticos que vai fornecer os modelos. A empresa acredita que a expansão destes veículos a todos o globo está para breve.

De acordo com o cofundador da Google, Sergey Brin, os carros sem condutor estarão disponíveis para o utilizador comum dentro de cinco anos. A empresa já testou alguns modelos automáticos e alguns estados norte-americanos já possuem legislação que o possibilita. Para Brin, o único entrave será a aceitação humana.“É bastante longa a lista de coisas com as quais os humanos tiveram que se acostumar no passado”, disse durante uma conferência de imprensa em Sillicon Valey.

Os carros da Google já percorreram mais de 482 mil quilômetros durante os testes e a empresa está a investir agora na melhoria dos sensores utilizados pelos veículos, ao mesmo tempo que pesquisa métodos que ofereçam um suporte de hardware mais extenso e eficiente.

Todos os anos um milhão de pessoas morre em acidentes rodoviários. Para o cofundador da Google, estes veículos têm potencial para evitar acidentes. “Podemos salvar vidas, criar postos de trabalho e reduzir o congestionamento de tráfego. Acredito que os veículos sem condutor vão ser mais seguros do que os veículos conduzidos por humanos”.

A segurança é uma das principais preocupações da empresa mas uma organização não governamental tentou impedir que a legislação sobre carros automáticos entrasse em vigor na Califórnia argumentando que a tecnologia, que implica a recolha de dados pelo Google, põe em causa a privacidade do futuro proprietário.

Fonte: Computerworld

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui