A Google está a tentar lutar contra as funcionalidades exclusivas do serviço de mensagens dos iPhones e a forma como os restantes são tratados, apresentando como alternativa o RCS. A notícia é do canal de notícias de negócios CNBC.
A Apple, ao ter criado o iMessage, tem ignorado as propostas de outros sistemas, nomeadamente do Android, que quer acabar com a bem conhecida bolha verde no iPhone e no iOS. Para a maioria das pessoas, os problemas descritos pelo Google são facilmente associáveis às bolhas verdes onde aparecem as mensagens para utilizadores de Android na app de mensagens da Apple.
A Google lançou mesmo uma nova campanha publicitária para pressionar a Apple a adotar o RCS – o protocolo de mensagens multiplataforma que deveria ser um sucessor dos antigos padrões de SMS e MMS. A gigante tecnológica criou o site Get The Message que apresenta um conjunto de argumentos sobre por que razões a Apple deveria oferecer suporte ao padrão.
Enquanto a aplicação para iPhone usa o próprio serviço iMessage da Apple para enviar textos entre iPhones, estes são convertidos para SMS e MMS ao enviar mensagens de texto para um Android.
O argumento base é que o envio e receção de mensagens devia ser mais simples entre dispositivos iPhone e Android. Foi, também, criada uma hashtag #GetTheMessage, para ajudar a viralizar o tema e os pedidos da Google que espera que todo o sistema operativo móvel atualize para o RCS.
A Meta, também dona do WhatsApp, disse que concorre diretamente com a Apple devido à ampla utilização do iMessage nos Estados Unidos. As mensagens também chamaram a atenção de alguns legisladores que pretendem que os serviços concorrentes trabalhem entre si sob regras de concorrência justa.
A Apple continua a cativar clientes enquanto alimenta a comunicação na bolha azul, limitada ao seu ecossistema, tendo já admitido noutra altura que trazer o iMessage para o Android prejudicaria mais a empresa do que a beneficiaria.
Fonte: CNBC