Google lança projeto para proteger idiomas em extinção, Mirandês incluído

O novo projeto da Google intitulado “Endangered Languages“, tem o objetivo de proteger mais de 3 mil línguas em vias de desaparecer. O Mirandês e a Língua Gestual Portuguesa estão incluídos.

O Google apresentou hoje, através do seu Blog, o seu novo projeto que tem como objetivo proteger e dar a conhecer as línguas em vias de extinção.

Este projeto foi criado em conjunto com a Alliance for Linguistic Diversity e pode visualizar um mapa mundo, onde é indicado a origem das línguas em vias de extinção através de cores, cores essas que indicam qual o risco de extinção dessa língua.

Clicando nas línguas em extinção, obterá variada informação sobre a língua e permite que os utilizadores possam fornecer informações sobre a língua, aumentando a qualidade e quantidade de informação fornecida sobre a língua.

Línguas de Portugal estão presentes o Mirandês, originário de Miranda do Douro, e a Língua Gestual Portuguesa. A língua gestual foi considerada ameaçada, enquanto o Mirandês é considerado uma língua em perigo.

httpv://www.youtube.com/watch?v=Bn2QbwcjmOI

O gestores do projeto prometem, no futuro, entregar o projeto ao First Peoples’ Cultural Council (FPCC) e ao The Institute for Language Information and Technology.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

2 COMENTÁRIOS

  1. Bato palmas pela iniciativa.- Parabéns Google – Excelente iniciativa/trabalho.A humanidade ficará eternamente agradecida. (Nota 20). As gerações vindouras poderão desfrutar ln-loco o linguajar dos nossos ante-passados.
    Um bem Haja
    Francisco J. Silva

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here