Google proíbe telemóveis Android de ter mais do que dois notches

O notch continua a dar que falar. Após aparecer em quase todos os principais telemóveis de 2018, a Google anunciou uma medida para evitar que comecem a aparecer designs demasiado… extravagantes.

Numa publicação no seu blog, o gestor de produtores da Android, Megan Potoski, escreveu que a Google está a trabalhar com os seus parceiros para “colocar alguns requerimentos” em cima da mesa. Entre estes requerimentos, encontra-se o notch.

O Android P tem suporte oficial para o notch

O Android P, a futura versão do sistema operativo Android que se encontra neste momento em beta, já conta com suporte para os notches. Porém, a Google avança agora com a regra que não podem existir mais do que dois no dispositivo, sendo que estes notches só podem estar no topo do ecrã ou em baixo: nunca no lado esquerdo ou direito.

Até agora, ainda só existem telemóveis com um notch

Esta regra acaba por ser um pouco estranha na medida em que ainda não vimos nenhum telemóvel com dois notches, muito menos com três ou quatro. Assim sendo, este requerimento é muito mais preventivo do que remediativo: está a prever um problema que ainda não existe.

Porém, a verdade é que os notches apareceram do dia para a noite. Numa questão de meses, tornou-se “standard”, e assim sendo é compreensível que a Google queira colocar alguns limites no que pode ser feito nesta área.

A Google não tem o controlo total do sistema Android

É preciso no entanto sublinhar que a Google não tem controlo completo no que pode ser feito com o sistema Android. Estas regras não impedem, em teoria, que surja um estranho telemóvel com 3 ou 4 notches. O que a Google pode fazer é impedir que um telemóvel que não cumpra as regras de ter o Play Store e outros serviços da Google, o que coloca o telemóvel numa posição de extrema desvantagem em relação a outros modelos.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui