A Google quer começar a dedicar-se mais à criação de equipamentos de “hardware”. De acordo com CNBC está a planear a criação de mais um campus no Silicon Valley, EUA, que ficará exclusivamente dedicado a hardware.
Desde 2018, que a Google gastou mais de US $ 389 milhões em terras no norte de San Jose, Califórnia, e a empresa tem apresentado propostas detalhadas para a utilização do espaço. Nas propostas pode ver-se centro de operações de hardware e um novo campus de tecnologia separado, situado em Mountain View.
Chamado de “Ponto Médio”, o futuro campus de tecnologia incluirá cinco prédios de escritórios ligados através de uma ponte sobre uma estrada. O campus ficará adjacente a três edifícios industriais que incluirão algumas operações da divisão de hardware, incluindo produtos Nest.
O novo espaço surge no momento em que o Google parece querer apostar mais em hardware, sob o comando do executivo Rick Osterloh, que supervisiona dispositivos e serviços, incluindo Nest, altifalantes inteligentes do Google Home, o smartphone Pixel e o computador PixelBook.
“O novo espaço interno será utilizado para armazenamento de dispositivos, distribuição e iremos criar escritórios de apoio”, pode ver-se nos documentos de planeamento do espaço da Google, segundo avança o CNBC. Os planos mostram que o espaço pode criar até 169 postos de trabalho, mas o porta-voz do Google não especificou quantos funcionários serão contratados.
Especula-se que a Google passe a apostar mais nos telemóveis Pixel. Espera-se ainda que lance outros dispositivos.
Esta semana a Google referiu que vai abandonar os chips Qualcomm e criar os seus, incluindo aqueles que serão utilizados no seu smarphone Pixel. Em janeiro, a Google concluiu a aquisição da empresa de fitness Fitbit.
Até agora, a Google não comentou a maior parte dos detalhes que constam nos planos da empresa, nem deu uma previsão sobre quando espera que o novo espaço seja concluído.