Google pondera acabar com os bloqueadores de anúncios

A Google estará a ponderar acabar com a possibilidade de bloquear anúncios. O AdBlock ou o uBlock Origin são extensões que permitem bloquear anúncios no navegador da Google mas que podem ter os dias contados no Chrome.

O Chromium, o software aberto que serve de base a este navegador, é também utilizado noutros browsers, como o Opera ou Vivaldi. Recentemente, também a Microsoft anunciou que está a desenvolver um browser baseado em Chromium. A ideia será a de, numa próxima versão do Chrome, alterar a forma como funciona a API (a interface de programação da aplicação) que é utilizada pelas extensões.

Segundo uma nota publicada pela empresa, o Manifest V3, as extensões que bloqueiam anúncios vão ter menos capacidade para distinguir aquilo que é um anúncio e, consequentemente, bloqueá-lo. O objetivo da Google é investigar melhor o comportamento de cada extensão instalada no navegador, bem como controlar os redirecionamentos para saber se alguma está a agir de má fé com o utilizador.

A Google justifica esta alteração com questões de rendimento, segurança e privacidade (se menos pessoas virem os anúncios, menores são os rendimentos gerados). Desde que as extensões para navegador começaram a ser utilizadas, os bloqueadores de anúncios tornaram-se aliados e muito populares entre quem se sentia incomodado pelos anúncios dos sites.

O AdBlock é a maior e mais antiga referência dentro deste mercado.

Os outros navegadores especulam que a Google esteja a usar a privacidade como um pretexto para colocar os interesses dos seus negócios de anúncios acima dos interesses dos utilizadores.

De salientar que, com esta alteração, outros recursos deixam de estar disponíveis sob a nova API, incluindo a desativação da execução do JavaScript e a remoção dos cookies.

A empresa ainda não divulgou uma data para concretizar estas mudanças no Google Chrome mas acredita-se que venha a acontecer nas próximas semanas.

Fonte: The Register

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here