Google Play Store vai banir aplicações que produzam documentos de identidade falsos

A Play Store da Google já foi uma espécie de espaço sem lei em que qualquer tipo de aplicação poderia ser arranjado – até mesmo aplicações relacionadas com hacking. Mas, com a passagem do tempo, a Google foi apertando o cerco ao tipo de aplicações que são disponibilizadas na sua plataforma para evitar que possam ser incluídas à lista aplicações que violem os termos e serviços ou que contenham conteúdo inapropriado, perigoso e ilegal.

Na terça-feira uma nova classe de aplicações foi adicionada à lista de exclusão: aplicações que produzam documentos falsos.

Por incrível que possa parecer, existem centenas de aplicações na Play Store que prometem produzir documentação falsa para o utilizador. A maioria delas eram aplicações de tão pouca qualidade que eram até engraçadas, tendo sido essa a defesa de muitos dos autores das aplicações: que se tratavam apenas de aplicações de piada, que o objectivo não era realmente distribuir aplicações que pudessem gerar documentos falsos para serem realmente utilizados. Mas a Google mudou a forma como lida com este tipo de aplicações radicalmente. Esta são as novas palavras do centro de política da Google:

Nós não permitimos apps que ajudam os utilizadores a enganar outros, incluindo, mas não apenas limitado a, apps que criem ou facilitem a criação de documentos de identificação, números de segurança social, passaportes, diplomas, cartões de crédito e cartas de condução.

Qualquer pretensão de que uma app é apenas uma “brincadeira”, “para fins de entretenimento” (ou qualquer outro sinónimo” não coloca a aplicação em posição de excepção em relação às nossas politicas”.

A Google não adiantou uma data precisa de quando começará a retirar estas aplicações da Play Store, mas tudo indica que será muito em breve. Tendo em conta que a maioria delas não produzia propriamente conteúdo de qualidade, duvidamos que algum criminoso vá sentir particular saudade das mesmas.

Fonte: AndroidPolice

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here