Google Pixel Introduz Espaço Privado para Maior Segurança dos Utilizadores

Os utilizadores do Google Pixel têm agora uma nova funcionalidade que há muito pediam: o Espaço Privado. Esta ferramenta, que começou a ser divulgada para os smartphones da marca, promete garantir a segurança das suas fotos, vídeos, aplicações e outros ficheiros.

A nova opção permitirá aos utilizadores dos Google Pixel ocultar facilmente o conteúdo do seu telemóvel, sem que ninguém possa vê-lo ou saiba que o tem, e sem ter que recorrer a aplicações para o efeito. Esta funcionalidade apareceu numa versão beta, a Android 14 QPR2 Beta 1, disponível há pouco tempo, e que apresenta novidades interessantes como esta. Em breve, depois de ser testada pela Google, poderá ocultar as suas aplicações de olhares indesejados.

Mishaal Rahman foi o responsável por descobrir esta nova página de configuração do Espaço Privado com opções interessantes. Mas o grande destaque é a possibilidade de esconder aplicações ou ficheiros ocultos do seu perfil principal. Estes não são bloqueados, mas sim movidos para um espaço dentro deste, ao qual só poderá aceder com uma palavra-passe ou os seus dados biométricos. Assim, mesmo que lhe roubem o telemóvel, não poderão aceder ao conteúdo dessas aplicações, ficheiros ou documentos.

Esta não é uma função multiperfil, mas sim um espaço oculto que se vai vincular ao perfil a partir da qual escondeu as aplicações e outros ficheiros. Será visível na configuração do seu telemóvel, no apartado de privacidade. Ao clicar em Criar Espaço Privado, cria-se um novo perfil do tipo android.os.usertype.profile.PRIVATE, que, segundo Mishaal Rahman, parece ser um novo tipo de utilizador no Android.

Poderá criar este espaço privado, eliminá-lo e configurá-lo, embora ainda não existam muitos detalhes sobre o seu funcionamento, pois ainda não está totalmente implementado. Por agora, ainda há muitos dados por conhecer e é possível que, quando chegar a todos os Google Pixel, receba mais opções de configuração e melhore com o tempo.

Com o espaço privado, não só evitará que outras pessoas vejam as suas fotos ou vídeos privados, algo que já podia ocultar no Google Fotos, mas também não poderão ver o que tem nas aplicações que usa nem ler as suas conversações privadas no WhatsApp ou Telegram. Embora alguns fabricantes tenham uma opção similar nas suas camadas de personalização com Android, é a primeira vez que chega aos telemóveis da empresa para dar uma camada de segurança adicional às suas conversações, aplicações, fotos, vídeos e ficheiros.

Ainda há muito por descobrir sobre esta função, mas é certo que será um tema de conversa entre os utilizadores do Google Pixel. Na minha opinião, esta é uma excelente iniciativa da Google, que certamente contribuirá para aumentar a confiança dos utilizadores na segurança dos seus dados pessoais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui