Google Pixel 3 obtém 101 pontos no DxOMark: o melhor com uma única lente

Há diversas opções no mercado de smartphone, sendo que a tendência de termos duas câmaras (no mínimo) na traseira do equipamento é seguido por, praticamente, todos. Mas ainda há marcas que não o fazem, como a Sony e a Google, mas não é por isso que ficam muito atrás.

A DxOMark, especialista em testes a câmaras, divulgou o resultado do seu teste ao mais recente smartphone da Google e é bastante bom, tendo em conta a concorrência. Aliás, apesar de ter apenas uma lente traseira, tem melhores resultados que muitos outros topos de gama, como o Xiaomi Mi8, Galaxy S9 Plus ou, o mais recente, OnePlus 6T.

Apesar das divergências de opinião, não há dúvidas que o DxOMark é uma das grandes referências quanto ao teste da capacidade fotográfica dos equipamentos móveis. Por esse motivo, também nós olhamos para os testes do site, apesar de nem sempre concordarmos. Mas é o que é, são opiniões e, como sempre, cada um tem a sua, mas como estamos a falar de um equipamento que não existe em Portugal nem no Brasil, temos de olhar para este teste.

Em termos gerais, o Google Pixel 3 ultrapassa os 100 pontos, obtendo 101 pontos, mas o grande destaque é numa das áreas que a Google sempre teve bons resultados, que é no vídeo. Só para compararmos, em termos de fotografia obteve 103 pontos, mas no vídeo obteve 96 pontos e está no topo do ranking de smartphones com melhor desempenho em vídeo, a par do Huawei P20 Pro, o líder deste ranking da DxOMark.

Com este resultado, o Google Pixel 3 é, a par do iPhone XR, o melhor smartphone na capacidade fotográfica e vídeo apenas com um sensor traseira, ao lado do iPhone XR que também obteve a mesma pontuação. No entanto, em questões de vídeo o Pixel 3 é melhor que toda a concorrência.

Especificações do Google Pixel 3 e 3XL

Ambos possuem um display OLED, mas o modelo XL entrega 6,3″ com resolução de 2960×1440 pixels, 532 ppi de densidade e a proporção 18,5:9. Por outro lado, o Pixel 3 foi lançado com tela de 5,5″, oferecendo 10% a mais de aproveitamento com relação ao seu antecessor, proporção 18:9 e resolução de 2160×1080 pixels – os dois chegam com proteção Gorilla Glass 5.

A Google inseriu suporte a HDR, Always On e o modo “Boosted”. Graças ao HDR, a linha Pixel 3 consegue reproduzir vídeos com essa tecnologia no Youtube. O “Always On” sempre mostrará a música que está sendo tocada no momento, além de outras notificações. Por fim, o “Boosted” entrega cores RGB 10% mais fortes, aumentando a nitidez da tela.

Por dentro, o Pixel 3 e 3 XL trazem o processador Snapdragon 845 octa-core, sendo quatro núcleos de 2,5 GHz e mais quatro de 1,6 GHz. No entanto, as opções de armazenamento não mudaram com relação aos modelos do ano passado. Então, os novos Pixels tem 4GB de RAM e 64GB ou 128GB de armazenamento – sem slot para microSD.

Pixel 3 XL (esquerda) e Pixel 3 (direita)

No departamento de câmeras, o hardware não foi alterado. Na parte de trás, há apenas um único sensor de 12,2MP com abertura f/1.8 e pixels de 1,4 µm. As novidades ficam por conta do software. Como era de se esperar, o HDR+ está presente, além do recurso “Top Shot”.

Este sistema, que usa inteligência artificial, garante que todas as pessoas na foto estejam em foco, com olhos abertos e sorrindo, pois o “Top Shot” escolhe automaticamente a melhor imagem.

Também existe o modo “Photobooth”, que regista a foto quando detecta um sorriso. Por fim, o “Super Res Zoom” compensa a ausência de uma lente telefoto, aprimorando a qualidade do zoom digital auxiliado por IA.

Infelizmente, a câmera principal ainda não filma em 4K a 60fps. Mas de acordo com a Google, o sensor traz uma ótima estabilização, garantindo que os vídeos fiquem mais suaves quando o usuário está caminhando ou correndo.

Ainda assim, é possível gravar em 4K a 30fps. Durante o evento, a Google também disse que o modo “Night Sight” será disponibilizado em uma nova atualização muito em breve. Ele usará IA para capturar ótimas imagens em ambientes com pouca luz.

Na parte frontal, o Pixel 3 e 3 XL possuem dois sensores fotográficos de 8MP, mas com lentes diferentes, sendo uma grande angular de 97 graus e outra de 75 graus, que entregam abertura de f/2.2 e f/1.8, respectivamente.

Visando aprimorar a qualidade de som, os novos smartphones top de linha da Google chegam ao mercado com alto-falantes estéreos, e pela primeira vez, existem fones de ouvido na caixa de varejo.

E não são qualquer um, trata-se dos fones “Pixel USB-C”, que trazem integração com a Google Assistente, podendo realizar comandos de voz e ler mensagens, por exemplo. De qualquer forma, a Google também incluiu um adaptador USB tipo-C para 3,5 mm.

Para manter o Pixel 3 XL ligado, temos uma bateria de 3.430 mAh, enquanto o Pixel 3 entrega 2.915 mAh – um ligeiro aumento com relação ao Pixel 2. Como um “novo” recurso, ambos trazem suporte ao carregamento sem fio.

A base “Stand Pixel” consegue carregar a 10W, garantindo uma transferência de energia tão rápida quanto os carregadores com fio normais da geração anterior. No entanto, o carregador tradicional da linha Pixel 3 é mais rápido devido a taxa de 18W, que segundo a Google, entrega energia para 7 horas de uso com apenas 15 minutos na tomada.

Outra característica interessante é que os novos Pixels da Google chegam com certificação IP68, garantindo uma maior resistência contra água e poeira. Como recurso de segurança, existe um leitor biométrico na traseira.

Infelizmente, nenhum dos equipamentos está presente em Portugal ou no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui