Google passa a permitir a utilização de alguns dos seus serviços sem password no Android

A partir de hoje, é possível aceder a alguns serviços da Google a partir da aplicação do Chrome do Android sem necessitar da tradicional password. Para já, a funcionalidade está disponível apenas para alguns utilizadores, mas em breve será alargada a todos os utilizadores de smartphones com a versão 7, ou mais recente, do sistema operativo Android.

Atualmente, já é possível aceder às aplicações utilizando a impressão digital. A novidade é que vai passar a poder utilizar a mesma impressão digital para entrar nos serviços da Google no ‘browser’ do Chrome no seu Android.

Também será possível aceder a estes serviços utilizando o método de desbloqueio do telemóvel, que pode ser um pin ou um padrão.

O facto de o utilizador poder deixar de memorizar as suas passwords no ‘Chrome’ significa mais segurança e comodidade, defende o The Verge. As ‘passwords’ têm muitas vulnerabilidades, além do facto de muitas pessoas utilizarem a mesma chave para os mais diversos ‘sites’ e serviços.

Com esta novidade, as credenciais ficam gravadas nos dispositivos do utilizador e não poderão ser intercetadas ou ‘hackeadas’, garante o portal de notícias sobre tecnologia.

Utilizar um gestor de passwords ajuda a mitigar vulnerabilidades, mas o novo método elimina-as totalmente. Se tiver um dispositivo compatível, pode experimentar o gestor de passwords em www.passwords.google.com através da aplicação do Chrome.

Isto permite-lhe gerir todas as ‘passwords’ que o Chrome gravou para si. Se tocar nas mesmas e verificar a sua identidade, pode passar a utilizar a sua impressão digital, tal como o faz para desbloquear o telemóvel.

Fonte: The Verge 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here