Google passa a oferecer mais opções de escolha de motores de pesquisa no Android

Em breve, você poderá obter mais opções para o mecanismo de pesquisa do Android, isto na Europa. O Google anunciou que descartou um sistema de leilão em que as empresas pagavam ou tinham a chance de serem incluídas na tela de escolha de pesquisa do Android na Europa. Também incluirá mais do que as quatro opções existentes.

O gigante da Internet agora permitirá que os provedores de busca Android qualificados participem gratuitamente na sequência de “mais feedback” (leia-se: pressão) da Comissão Europeia. Como a Bloomberg observou no mês passado, a Comissária de Concorrência da UE, Margrethe Vestager, disse que o sistema de leilões não estava correto e que a UE estava “trabalhando ativamente” em uma solução. Em outras palavras, o Google arriscava mais ação regulatória se não agisse primeiro.

O Google lançou leilões em 2018 em resposta à multa da concorrência de 4.34 mil milhões de euros da UE sobre comportamento supostamente anticompetitivo, que incluía a exigência de que a empresa distribuísse seu mecanismo de pesquisa fora do Google Play.

A empresa afirmou que sua abordagem “pay to play” para a tela de escolha de busca ajudava a competição, mas os motores rivais criticaram. Eles disseram que o sistema pago não apenas tornou mais difícil para os provedores de busca menores, mas puniu modelos de negócios alternativos (como o motor de plantação de árvores Ecosia) e tinha poucos slots.

Isso não significa que você sempre verá Ecosia, DuckDuckGo ou outros mecanismos de pesquisa alternativos ao configurar um novo telefone Android na Europa. Você certamente verá mais opções, no entanto, e poderá ver mecanismos que raramente (ou nunca) eram opções no passado.

Essa é uma boa notícia se você não é um fã da pesquisa do Google ou apenas deseja mais flexibilidade ao personalizar seus dispositivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here