Google paga 9 mil milhões de dólares por ano para ser motor de busca no iPhone

Certamente que já reparou, se tiver um iPhone, que quando faz uma pesquisa no Safari, o motor de busca utilizado é o Google, mas não pense que isso acontece porque a Apple acha que o Google é o melhor motor de pesquisa. Isso é pago… E bem pago.

Sempre se tem falado que a Google paga muito bem à Apple para ser o motor de busca por definição no sistema operativo móvel, sendo que os valores que se fala rondam os 9 mil milhões de dólares e o valor deverá aumentar para o ano, para os 12 mil milhões de dólares.

Oficialmente, nunca houve comentários por parte de qualquer das empresas envolvidas sobre este negócios entre ambas, mas todos os anos tem se falado sobre qual será o valor concreto e durante um tempo houve mesmo rumores de que o Yahoo poderia roubar este protagonismo à Google o que acabou por não acontecer.

Segundo o analista Rod Hall, ao Business Insider, a Google deverá pagar 9 mil milhões de dólares à Apple para continuar a ser o motor de pesquisa por definição no Safari do sistema operativo móvel, sendo que continua a ser possível alterar para o Bing ou o DuckDuckGo, se preferir, mas, também sabemos, que a maior parte das pessoas não fez essa alteração, principalmente quando se tem acesso ao melhor motor de pesquisa do mercado.

Mas o valor deverá aumentar para o ano e o analista acredita que em 2019 o valor a ser pago pela Google deverá ascender aos 12 mil milhões de dólares, um negócio e milhões e a ser verdade, este negócio da Apple rende mais do que o Apple Music e outros serviços que a Apple tem para os utilizadores.

“Oficialmente” só há um registo do valor pago pela Google à Apple por este serviço de mil milhões de dólares em 2014, após este valor ser revelado em tribunal, desta forma, o valor pago é sempre uma estimativa com base nesta decisão e no número de dispositivos com iOS ativos e em utilização.

Segundo alguns dados recentes, há mais de 700 milhões de iPhones em utilização, o que significa que o valor que a Google paga por cada utilizado que utiliza um iPhone é aproximadamente de 10 dólares por pessoa.

Fonte: 9to5Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here