Google Now vai falar português

google-nowO assistente pessoal do Google, Google Now, criado para smartphones e tablets com a versão Jelly Bean (4.1 e posterior) do Android, vai passar a responder, por voz, em português.

A promessa foi feita pelo vice-presidente do sistema operativo, Hugo Barra, aos utilizadores brasileiros, quando questionado acerca da inclusão de mais funcionalidades ao Google Now, esta quarta-feira, 27, durante o anúncio das vendas do smartphone Nexus 4 no Brasil.

O Google Now funciona de forma semelhante ao assistente pessoal Siri da Apple, fornecendo respostas, sobre o estado do tempo ou o trânsito na estrada por exemplo, em formato texto e voz. Consoante a localização do utilizador, hora do dia e pesquisas Google anteriores, o Google Now mostra cartões de informação que incluem também informação aniversários, resultados desportivos, entre outros.

Não sabemos quando a versão em português chegará, ou se chegará a Portugal, mas parece-nos óbvio que o serviço em português tenha também como destino o nosso mercado.

9 COMENTÁRIOS

    • Caro leitor, aquilo que pergunta não foi mencionado, mas o mais provável é que seja português do Brasil porque o anúncio foi feito no Brasil e porque a audiência brasileira é muito maior que a portuguesa. Relembro também que já outros serviços que sofreram uma atualização no idioma, foram atualizados com o português do Brasil (estou-me a lembrar do mais recente caso da Dropbox). Em todo o caso e, com o novo acordo ortográfico, as duas derivações da língua estão cada vez mais semelhantes. No que diz respeito à voz, o mais provável é que tenha sotaque canarinho! 🙂

      • E porque não usar o mesmo assistente para PT-PT e para PT-BR? Eu acho é que deveremos começar a pensar em algumas funcionalidades a serem disponibilizadas em PT, ou seja, ao nível oral deveremos esquecer o português de Portugal e o português do Brasil e ficar só com o Português.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here