Google novamente investigada devido a recolha de dados

Red Magic 3S

A história é antiga entre a Google e a Comissária da Concorrência e Vice-Presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager. Na verdade, nem sequer é um exclusivo da Google. Desde que foi nomeada para o cargo, a comissária tem ganho fama pelas lutas que travou contra as “Big Tech”.

A Amazon está a ser investigada pela mesma Comissão por suspeitas de tirar proveito das informações que recolhe dos vendedores que usam a plataforma de maneira a garantir uma vantagem para os seus produtos contra esses mesmos vendedores.

A Comissão está também a analisar uma queixa da Spotify contra a Apple em que aquela acusa a empresa de São Francisco de colocar os concorrentes em desvantagem com as tarifas da AppStore. Anteriormente a Apple já tinha sido multada em 14,5 biliões de dólares por evasão fiscal.

E a própria Google já foi multada em mais de 9 milhões de dólares por violação das leis da concorrência. E eis que a nuvem negra da Comissão paira novamente sobre o gigante tecnológico.

Em declarações à Reuters, a Comissão Europeia disse estar a investigar como e porquê a Google e a sua empresa-mãe, Alphabet, recolhem dados.

“A Comissão enviou questionários no âmbito de uma investigação preliminar sobre as práticas de recolha de dados da Google. A investigação preliminar ainda está a decorrer.”

Em Setembro deste ano, Margrethe Vestager viu os seus poderes alargados. Chamada de “czar do digital“, o seu novo papel engloba agora não só a regulação da concorrência mas também a regulação do mundo digital na União Europeia. E regular o digital parece passar, necessariamente, por um maior controlo da recolha de dados.

Segundo Gene Kimmelman, conselheiro na área da concorrência no Departamento de Justiça americano: “A Europa está claramente a mostrar que a recolha massiva de dados deve ser considerada uma parte muito importante da concorrência e da análise regulatória das forças do mercado”.

Na Carta da Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, à nova Vice-Presidente, intitulada “Uma Europa pronta para o digital”, a Presidente destaca como uma das missões para o mandato de Margrethe Vestager a coordenação da estratégia europeia sobre dados.

Parece que não houve tempo a perder…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here