O Google anunciou que concluiu o lançamento inicial do Matter para os seus produtos Google Nest e para o seu sistema operativo Android.
Isto significa que o padrão de casa inteligente Matter, desenvolvido pela Google, Apple, Samsung, Amazon e outros, tem agora a base para começar a cumprir as suas ambiciosas promessas: simplicidade, segurança e uma casa inteligente que simplesmente funciona.
Nas últimas semanas, o Google atualizou milhões de colunas, monitores e routers Wi-Fi inteligentes Google Nest, bem como bilhões de telefones e tablets Android para o Matter. A empresa diz que a transição seria concluída no passado 15 de dezembro. Os dispositivos Android precisam de executar o Android 8.1 e superior e o Google Play Services 22.48.14, enquanto os dispositivos Google Nest precisam das atualizações de firmware mais recentes.
Juntamente com o aplicativo Google Home e o sistema operativo Android, esses dispositivos Nest são os primeiros a obter suporte ao Matter como os controladores Matter:
- Nest Mini
- Nest Audio
- Nest Hub (first-gen)
- Nest Hub (second-gen)
- Nest Hub Max
- Nest Wifi Pro
- Google Home
- Google Home Mini
O Google diz que mais dispositivos Nest incluindo o Nest Wifi e o Nest Thermostat (modelo 2020) serão atualizados em 2023. A atualização transforma também o Nest Wifi Pro, o Nest Hub Max e o Nest Hub (segunda geração) em routers Thread border. Os dispositivos Matter podem-se ligar à sua rede doméstica por Wi-Fi ou Thread.
O Google anunciou também que trará o suporte Matter para o seu aplicativo iOS no início de 2023. Atualmente, só pode usar um dispositivo Android para emparelhar os dispositivos Matter com o Google Home, mas quando um dispositivo estiver na sua rede doméstica, poderá controlá-lo com qualquer aplicativo iOS compatível com o Matter, incluindo o Google Home.
Como parte da atualização, o Fast Pair no Android está também a ganhar o suporte ao Matter para ajudá-lo a adicionar rapidamente um novo gadget ao aplicativo Google Home ou a outros aplicativos compatíveis com o Matter, como o Samsung SmartThings.
O Google é a terceira das quatro grandes plataformas domésticas inteligentes a permitir o controlo da Matter nos seus dispositivos e telefones, depois da Apple e da Samsung. A Amazon disse que habilitará os seus alto-falantes e monitores inteligentes como controladores Matter por Wi-Fi até o final do ano, com o suporte ao Thread a chegar em 2023.
As primeiras categorias de dispositivos que funcionarão com o Matter incluem fichas, interruptores e lâmpadas inteligentes, termostatos inteligentes, persianas motorizadas e fechaduras inteligentes. Poderá reconhecê-los graças ao novo selo Matter, que indica que funcionará imediatamente com o Google Home e qualquer plataforma Matter.
Fonte: Google