Mais uma aquisição por parte da gigante Google, desta vez através da Nest Labs que comprou a Dropcam para aumentar a sua oferta nas “casas inteligentes”.
Este ano o grande destaque parece ser os gadgets vestíveis, mas há um novo segmento que está a crescer, muito graças à grande procura das principais empresas. A Apple, por exemplo, já está a criar uma aplicação/ecossistema a pensar nas casas inteligentes, o iHome que chegará com o iOS 8. Após algumas aquisições da Google, a empresa volta a comprar neste novo segmento.
Em janeiro deste ano, a Google adquiriu a Nest Labs, uma empresa em expansão que especializou-se em reinventar gadgets domésticos comuns, tal como termostatos ou alarmes de incêndio. Muitos destes aparelhos estão constantemente ligados à Internet, comunicando com outros dispositivos inteligentes e aprendendo os hábitos dos residentes para se poderem ajustar. Um negócio que custou 3,2 milhões de dólares à gigante norte-americana tornando-se a segunda maior compra de sempre.
Foi através dessa empresa que a Google voltou às compras, a Nest adquiriu a DropCam, empresa que se está a expandir na criação de câmaras de segurança, também ligadas à internet. Esta câmara permite que possa ver o que se passa através de uma aplicação para smartphone, iOS ou Android.
O negócio já foi confirmado por ambas as empresas, no entanto o valor não foi revelado. É o re/code que avança que o negócio envolver 555 milhões de dólares, aproximadamente 408 milhões de euros.