Google mostra profundezas australianas com Catlin Seaview

Mergulhar nas profundezas dos mares da Austrália sem sair de casa, é este o objectivo da parceria entre a Google, a Universidade de Queensland e da multi-nacional de seguros Catlin Group.

O projecto chama-se Catlin Seaview Survey, é uma versão subaquática do conhecido Google Street View, e tem início em Setembro e promete ir aos confins dos recifes e corais da Austrália.

O projecto pretende, através de fotografia e vídeo, obter o máximo de informação sobre o estado dos recifes através de uma pesquisa panorâmica debaixo de água e dar a conhecer aos utilizadores de Internet aquilo que se passa nas profundezas dos mares. Para melhor captar as imagens está a ser utilizada uma câmara de 360º incorporada no fato de um mergulhador e para os locais mais profundos , entre 30 a 100 metros, estão a ser utilizados submarinos robotizados.

Falta de claridade, baixa luminosidade e distorção da luz são problemas que já fora resolvidos para que o projecto esteja apto e eficaz nas visualizações online. A câmara foi desenvolvida independentemente da Google por especialistas em fotografia submarina. Para o futuro está planeada a criação de uma versão panorâmica em vídeo de 360º, além da captura de imagens do recife para posterior publicação no Youtube, onde existe um canal especial para o projecto ainda em fase de teste.

Aquando do início do projecto, estarão activos três estudos em 20 pontos do recife australiano, com cerca de 2.4 mil quilómetros de comprimento. As imagens estarão disponíveis em seaview.org. Se a ideia fizer sucesso quem sabe a Google não nos dê a conhecer todo o mundo subaquático do planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui