Google, Microsoft e Apple querem acabar com sistema de password

Registou-se um momento único, a união da Apple, Google e Microsoft para acabar com o sistema de passwords tanto em desktop como em dispositivos móveis. As gigantes tecnológicas defendem que as passwords são inseguras, e muitas vezes fáceis de adivinhar, o que faz com que a privacidade dos utilizadores seja comprometida e com que sejam cometidas violações a este nível.

Agora a Apple, Microsoft e Google estão a trabalhar juntas numa tecnologia para tornar o processo de login fácil, mas sobretudo mais seguro.

Os gigantes da tecnologia anunciaram na passada quinta-feira anunciaram um “apoio expandido para o padrão de autenticação sem password criado pela FIDO Alliance e pelo World Wide Web Consortium”. Desta forma, o utilizador, em breve, vai poder o utilizador o seu smartphone para fazer login numa aplicação ou site independentemente do sistema operativo ou do navegador que está a ser utilizado. Será necessário uma autenticação através de um código PIN ou da impressão digital.

Com esta medida tornar-se muito mais difícil para os hackers comprometerem os detalhes de login remotamente, pois o login requer acesso a um dispositivo físico.

“Trabalhar com a indústria para estabelecer novos métodos de login mais seguros que ofereçam melhor proteção e eliminem as vulnerabilidades das senhas é fundamental para os nosso compromisso de criar produtos que ofereçam segurança máxima e uma experiência de utilizador transparente – tudo com o objetivo de manter os as informações pessoas dos utilizadores seguras”, referiu Kurt Knight, diretor sénior de marketing de produtos de plataforma da Apple, num comunicado de imprensa.

Esse novo compromisso coletivo foi elogiado por Jen Easterly, diretora da Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos EUA (CISA), que o chamou de “o tipo de pensamento voltado para o futuro”.

“Na CISA, estamos a trabalhar para elevar a linha de base da segurança cibernética para todos os americanos”, acrescentou Easterly. “Hoje é um marco importante na jornada de segurança para incentivar as práticas recomendadas de segurança integradas e ajudar-nos a ir além das senhas”.

Embora a senha tenha sobrevivido até agora a muitas tentativas de as eliminar para sempre, será que desta vez vai conseguir não desaparecer?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui