Google Mensagens deixará de funcionar em telefones Android não certificados em abril de 2021

O Google Mensagens é um dos aplicativos mais populares do Google, e muitos usuários o utilizam todos os dias, mesmo sem perceber que o utilizam. O nome é bastante genérico e muitos dispositivos vêm com ele pré-instalado como seu cliente SMS e RCS padrão.

A maioria dos usuários deve estar satisfeita com as funções que o aplicativo oferece e não ter nenhum motivo real para explorar alternativas.

Mas se uma das mudanças possivelmente futuras se materializar, eles podem precisar procurar alternativas, já que novas sequências no aplicativo sugerem que o Mensagens do Google deixará de funcionar em telefones Android não certificados em abril de 2021.

A desmontagem de um APK geralmente pode prever recursos que podem chegar em uma atualização futura de um aplicativo, mas é possível que qualquer um dos recursos que mencionamos aqui não funcione em uma versão futura.

Isso ocorre porque esses recursos não estão implementados no momento na construção ao vivo e podem ser extraídos a qualquer momento pelos desenvolvedores em uma construção futura.

Uma nova string foi identificada no Mensagens do Google 7.2.203:

On March 31, Messages will stop working on uncertified devices, including this one.

Mensagens

Como a mensagem deixa claro, o Mensagens deixará de funcionar em dispositivos Android não certificados a partir de 31 de março de 2021.

Dispositivos Android não certificados são aqueles que funcionam no Android, mas foram ignorados ou falharam no processo de certificação oficial do Google para os Serviços do Google Mobile.

Esses dispositivos não vêm com os aplicativos obrigatórios do Google, mas os vendedores de tais dispositivos geralmente têm conselhos sobre como os usuários podem fazer o sideload de aplicativos e estruturas de serviço do Google.

O Google acabou tais práticas dos fabricantes de dispositivos, mas o Mensagens do Google, como um aplicativo, permaneceu imune às consequências dessas decisões.

Por um lado, o Mensagens do Google poderia ser facilmente transferido se você não o tivesse pré-instalado e não precisasse de um login do Google para funcionar por conta própria, então ainda funcionaria em todos os dispositivos Android (incluindo os novos da Huawei).

Mas isso logo vai mudar. Se você tiver um dispositivo Android não certificado, o aplicativo não funcionará. Presume-se que seja uma extensão da implementação da criptografia RCS de ponta a ponta.

Já que o Google não será capaz de garantir se um dispositivo não certificado não for comprometido e a consequente conversa dos usuários desses dispositivos não for comprometida de forma alguma.

Considerando o quão pequena a base de usuários isso afetaria no grande mundo dos dispositivos Android ativos com GMS, este seria um pequeno plug para o Google.

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here