Google melhora a privacidade do Chromebook

O Google acaba de anunciar os novos controlos para a câmara e para o microfone nos seus dispositivos ChromeOS. Estes controlos foram desenvolvidos para fornecer uma solução simples e rápida para os utilizadores que desejam limitar o acesso de terceiros à sua câmara e microfone.

Com a construção de muitos laptops e dispositivos com câmaras e microfones integrados, tem havido preocupações crescentes dos utilizadores em relação à segurança e privacidade dos seus dados. O acesso não autorizado à câmara e microfone pode permitir que terceiros possam ouvir conversas privadas e ver imagens pessoais sem o conhecimento do proprietário do dispositivo.

Assim, com as novas opções de controlo de acesso ao dispositivo, os utilizadores de ChromeOS não precisam mais desligar “fisicamente” a câmara e ou o microfone para impedir o acesso não autorizado.

As alternâncias de câmera e microfone do ChromeOS chegam numa atualização de software futura não especificada “ainda este ano”, de acordo com o Google. Assim que a atualização chegue, os utilizadores do Chromebook terão acesso a uma nova seção chamada Controlos de privacidade, que pode ser encontrada em Configurações > Segurança e privacidade.

Embora muitos utilizadores já estejam preparados para desativar fisicamente a sua câmara e microfone, a nova solução oferecida pelo ChromeOS oferece uma solução rápida e fácil para garantir a segurança e privacidade dos dispositivos com muito menos trabalho.

O Google está a trabalhar com empresas terceirizadas populares de gestão e segurança, como Palo Alto Networks, CrowdStrike, Microsoft e outras, para dar aos departamentos de IT a capacidade de integrar melhor os Chromebooks nos seus ambientes. Por exemplo, as organizações que usam a integração CrowdStrike XDR para monitoramento de ameaças agora podem usar a estrutura do conector XDR do Google para conectar Chromebooks à plataforma Falcon.

O ChromeOS foi amplamente projetado para a gestão de dispositivos móveis, e essas novas ferramentas podem ajudar a tornar os Chromebooks uma opção corporativa mais atraente. Também é um momento importante para o Google: os departamentos de IT provavelmente estão a pensar em atualizações de hardware após a corrida de compra de computadores feita em 2020 por causa da pandemia. Embora os Chromebooks sejam uma opção barata a ser considerada, eles têm uma vida útil curta e são difíceis de reparar, de acordo com o US Public Interest Research Group Education Fund.

Fonte: Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui