Google Maps vai ter publicidade quando estiver a escolher o seu caminho

Ver anúncios no Google Maps não é novidade, mas o Google está a tornar mais fácil e eficaz para as empresas físicas anunciarem na plataforma aos utilizadores que usam o serviço. E desde ontem que aumentou presença de publicidade no Google Maps.

O Google está a expandir as suas campanhas e produtos locais para que, quando os utilizadores procuram orientações ao usar o Google Maps, o Google comece a colocar pinos publicitários. Portanto, se você estiver a procurar instruções para um local em específico, poderá ver pinos publicitários “no caminho”. Se decidir tocar no “alfinete” poderá adicionar essa paragem ao percurso.

A empresa também está expandir “ações locais” para disponibilizá-las para um maior número de empresas, para que os anunciantes possam chegar de forma mais eficaz aos utilizadores, além de obter instruções de como chegar ao local de forma mais fácil.

E com a época natalícia a aproximar-se é normal que haja mais disponibilidade financeiras das  lojas para investir em publicidade e, por parte dos utilizadores, também mais dinheiro para gastar.

Por exemplo, se alguém pesquisar algo específico, como botas pretas de trabalho em um tamanho específico, poderá começar a ver anúncios de lojas locais que têm disponíveis para venda esses tipos de sapatos perto de si.

O Waze já tem isto e muito mais há algum tempo

Sou utilizador do Waze há poucos meses e não há dúvidas de que é uma aplicação muito boa e que dá muito jeito para quem anda no trânsito. No entanto tenho visto diversa publicidade na aplicação que não esperava. Há coisas que acho normais e outras que nem por isso.

Por exemplo, é normal que quando estou a utilizar a aplicação me surja destacado postos de abastecimento, já que se precisar, de forma rápida posso carregar e ir para lá para abastecer o meu carro. No entanto, tenho reparado que quando estou parado no trânsito, me surge publicidade adicional.

Sim, surge mesmo publicidade quando o carro está parado, o que considero um pouco agressivo, bem como me pode distrair durante a condução, o que não faz sentido. Também é verdade que esta publicidade apenas surge quando o carro está parado e desaparece assim que começo a andar, mas não acho que seja conveniente.

Então e Portugal e Brasil?

Por agora esta novidade apenas iniciou-se nos EUA, já que, segundo os dados do Google, há uma grande aumento de pesquisa no Google Maps por lojas locais, por isso, para o Google, faz sentido permitir que as lojas locais possam surgir mais vezes, através de publicidade, claro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here