O Google Maps, uma das aplicações de navegação mais utilizadas no mundo, acaba de ganhar uma nova funcionalidade que promete tornar a navegação mais confiável ao passar por túneis.
Até agora, quando um utilizador entrava num túnel e perdia a conexão GPS, o Google Maps tentava prever a sua localização com base na velocidade média de circulação no túnel. Este sistema funciona relativamente bem em túneis curtos e sem muitas saídas ou ramificações, mas em túneis longos e complexos, a precisão da localização era muitas vezes comprometida.
Agora, com o suporte para o posicionamento Bluetooth, o Google Maps pode usar este suporte para saber onde o utilizador está de forma precisa, mesmo sem ter nenhum satélite à vista. O sistema Bluetooth deve estar instalados no túnel e o Bluetooth do telemóvel deve estar activo para que o Google Maps possa conecta-se e calcular a localização do utilizador no túnel.
No entanto, esta funcionalidade está desativada por padrão, por isso, os utilizadores terão de entrar nas configurações do Google Maps para ativá-la. Dentro das configurações de navegação, a opção chama-se “túnel Bluetooth”. Ao ativá-la, o Google Maps irá solicitar permissão para procurar e determinar a posição relativa de dispositivos próximos.
Esta tecnologia já estava disponível no Waze, outra aplicação de navegação popular, há alguns anos e agora o Google Maps também irá beneficiar dela. No entanto, para que esta funcionalidade funcione, é necessário que o Bluetooth esteja instalado nos túneis por onde o utilizador passe.
No entanto, a sua eficácia depende da instalação do Bluetooth nos túneis e da activação do Bluetooth no telemóvel do utilizador. Apesar de estar desativada por padrão, acredito que esta funcionalidade será muito útil para muitos utilizadores e espero que mais túneis sejam equipados com Bluetooth no futuro.
Fonte: 9to5google