Google Maps Offline não funciona em Portugal e no Brasil

A Google anunciou a 6 de junho de 2012 um conjunto de melhorias na aplicação Google Maps para dispositivos móveis. Uma das características anunciadas mais aguardadas era a disponibilização de mapas mesmo sem ligação à Internet. Portugal e Brasil podem continuar a aguardar.

Depois da apresentação feita no início de junho apenas relativa às novidades no serviço de mapas, a empresa de Mountain View disponibilizou no dia 27 de junho, logo após o fim da Google I/O, a atualização para a aplicação Google Maps. A atualização apenas trazia uma diferença relativa à versão anterior, a disponibilização de mapas offline – isto quereria dizer que seria possível usar e navegar no Google Maps sem acesso a redes Wi-Fi e ligações 3G ou 4G. O problema está no facto de o território português não ser suportado pela nova ferramenta da aplicação. Basicamente, as coisas estão ainda piores do que estavam anteriormente. Porquê?

Porque nas versões anteriores da app Google Maps, existia uma opção dentro das definições que permitia aos utilizadores selecionarem um raio de até 30 Km de mapa para ficar em cache no telemóvel. A introdução do serviço offline é basicamente a inclusão dessa função cache, mas de forma integrada dentro da própria aplicação e não como uma ferramenta beta. Agora nem cache nem modo offline. Nem mesmo as grandes cidades como Porto e Lisboa são suportadas pela nova função no serviço de mapeamento. A função de selecionar o mapa offline está disponível na aplicação através das opções rápidas, mas a navegação por Portugal resulta sempre num quadrado vermelho acompanhado da mensagem “Mapas off-line não estão disponíveis na área selecionada”.

À semelhança de Portugal também o território brasileiro não é suportado pela opção dos mapas offline e também perdeu a possibilidade de guardar na memória do telemóvel uma parte do mapa. São Paulo e Rio de Janeiro, apesar de mundialmente conhecidas, também não figuram dentro do território disponível para download.

5 COMENTÁRIOS

  1. ISSO SÓ MOSTRA COMO BRASIL E PORTUGAL ESTÃO ATRASADOS, E O BRASIL MUITO PIOR JÁ QUE OS SERVIÇOS DE TELEFONIA ASSIM COMO TODOS OS DEMAIS SERVIÇOS PUBLICO BRASILEIROS, CONTINUAM NA “IDADE DA PEDRA!” DEVIDO A INCOMPETÊNCIA A CORRUPÇÃO A ROUBALHEIRA ENQUANTO O BRASILEIRO CONTINUA PAGANDO CERTAMENTE A MAIOR CARGA TRIBUTÁRIA DO MUNDO, PARA TER, QUANDO CHEGA A TER, OS PIORES SERVIÇOS E SERVIDORES PÚBLICOS, QUE SE TEM NOTICIA NO MUNDO.

  2. Também perdi as áreas que havia salvado e usava offline. O update foi automatico e os mapas sumiram. Resultado, deixei o Google de lado e estou usando o Osmand (baixei o mapa atualizado do Brasil/30.06.12) e roda tranquilamente offline, inclusive a busca de POIs etc. Porque não ter ja pronto para baixar os estados inteiros do Brasil para o Google?

  3. É uma coisa estranha. Se algo está funcionando bem, muda-se.
    Eu achava o Google Maps algo extraordinário, mas atualmente aparece somente a mensagem “carregando” (um carregando que não tem mais fim). Uma lástima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui