Google Maps, a aplicação de mapas e navegação da Google, tem vindo a adicionar novas funcionalidades que oferecem uma experiência social renovada. Entre as novidades, destacam-se as reações com emojis criados com a ajuda da inteligência artificial e as novas listas colaborativas de lugares de interesse para partilhar com amigos e familiares.
O timing para o lançamento destas funcionalidades não é coincidência: o Google quer que estas novidades ajudem os utilizadores da aplicação a planificar as suas viagens, férias e passeios na temporada de festas. Recentemente, a Google anunciou novas características para o Google Maps, incluindo rotas imersivas e melhorias no Google Lens, entre outras.
No entanto, a empresa continua a melhorar a aplicação, adicionando novas funções que os utilizadores podem aproveitar. Desta vez, as mais importantes estão direcionadas para o âmbito social.
Por exemplo, se o utilizador vai viajar para uma nova cidade com um grupo de amigos, ou talvez receberá a sua família de visita na cidade na temporada de festas, as novas listas colaborativas permitem planificar melhor o que todos desejam fazer e os lugares que querem visitar. O processo é simples: cria-se uma lista no Google Maps, dá-se-lhe um nome e incluem-se alguns lugares de interesse. Depois, partilha-se o link desta lista com um ou vários amigos ou contactos, e habilita-se a lista como colaborativa. A partir desse momento, todos os contactos poderão adicionar lugares de interesse à lista, e até adicionar notas e emojis como reação aos locais.
Outra novidade no Google Maps para Android é a chegada das reações através de emojis para as fotos, os vídeos e as reviews de locais de interesse. Estes emojis são criados com inteligência artificial, fazendo com que a reação que se vê seja mais de acordo com o conteúdo que a imagem ou vídeo mostra.
Outra novidade importante nesta atualização do Maps é que a aplicação agora oferece melhores recomendações de rotas. Por exemplo, ao selecionar os meios de transporte e rotas preferidas, não só aparecem opções como carro, comboio ou caminhar, mas também outras como caminhos acessíveis para cadeiras de rodas, rotas em que se caminha menos, meios de transporte de menor custo, tempo estimado que durará a viagem, entre outras opções.
Na minha opinião, estas novidades são bem-vindas e podem tornar a utilização do Google Maps mais divertida e envolvente, especialmente quando se trata de planear viagens ou passeios com amigos e familiares.
Fonte: Google