Google lança site interativo que explica funcionamento do sistema de busca

googleQuer saber como funciona o sistema de busca da Google? O site “How Search Works”, lançado pela própria empresa, explica de forma lúdica e interativa como é feito o processo de indexação e classificação dos resultados.

Com esta página web, os utilizadores ficam com uma ideia de como funciona o sistema de busca e também ficam a saber algumas curiosidades, tais como o tempo que demora o processo desde a pesquisa à entrega dos resultados (um oitavo de um segundo), ou que ficam registados os segundos que o utilizador se demorou naquela página e a quantidade de buscas feitas no Google durante esse período de tempo.

A explicação divide-se em três grandes áreas: rastreio e indexação (em que são pesquisados mais de 30 triliões de páginas individuais), algoritmos (que classificam os resultados de acordo com 200 fatores diferentes) e combate ao spam (feito 24 horas por dia, 7 dias por semana).

Na página “How Search Works” é possível ainda descobrir, por exemplo, que o índice de páginas do Google possui mais de 100 milhões de gigabytes, ou que só em junho de 2011, foram tomadas mais de 100 mil ações manuais para remover sites suspeitos de disseminar spam.

O objetivo é mostrar que aquilo que parece simples e fácil exige, no entanto, um trabalho de grande complexidade. “Por detrás da sua simples página de resultados está um sistema complexo, cuidadosamente elaborado e testado para suportar mais de cem mil milhões de pesquisas todos os meses”, pode ler-se no site.

O gráfico interativo encontra-se em inglês mas é possível aceder às explicações em português, escolhendo para isso o idioma no canto inferior direito do ecrã.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here