O Google está preparado para iniciar a implementação da primeira versão beta do Privacy Sandbox no Android, a iniciativa multianual do gigante tecnológico para melhor proteger a privacidade dos utilizadores e transformar o rastreio de anúncios móveis. A fase de testes estará disponível para uma seleção limitada de dispositivos Android 13 no início, com uma notificação do Android a avisar os utilizadores se o seu dispositivo for um dos escolhidos.
Este beta foi concebido para dar aos utilizadores e aos programadores a oportunidade de experimentarem a Privacy Sandbox em tempo real, colocando o Android a par da funcionalidade de transparência da App Tracking da Apple para iOS. O Google afirma que esta versão beta terá implicações de grande alcance, desde dar aos utilizadores mais controlo sobre a forma como rastreiam anúncios e dados, até fornecer aos programadores ferramentas utilizadas para criar novos formatos de publicidade.
O Google Privacy Sandbox no Android é um conjunto de ferramentas desenvolvido para criar um novo padrão de como os anunciantes e websites acedem à informação sobre os utilizadores sem comprometer a sua privacidade. O actual “Android Advertising ID”, reinicializável pelo utilizador Android, é utilizado para controlar o comportamento do utilizador, bem como para construir perfis de publicidade personalizados para os criadores de aplicações. A Google espera que as APIs do Privacy Sandbox substituam este sistema, limitando os dados partilhados com terceiros através da remoção de identificadores cross-app, enquanto ainda suporta anúncios personalizados.
“A versão beta do Privacy Sandbox fornece novas APIs que são projetadas com privacidade no núcleo e não usam identificadores que podem rastrear a sua atividade em aplicativos e sites”, disse Anthony Chavez, vice-presidente de Privacy Sandbox do Google. “Os aplicativos que optarem por participar da versão beta podem usar essas APIs para mostrar anúncios relevantes e medir a sua eficácia.”
O Google Privacy Sandbox para a plataforma Android é o mais recente esforço da empresa para melhorar a privacidade dos utilizadores, ao mesmo tempo que suporta as principais capacidades empresariais. Partilha algumas semelhanças com o Privacy Sandbox da Google para o projecto web, mas será desenvolvido independentemente do mesmo. Esta última iniciativa procura começar a eliminar gradualmente os cookies de terceiros no Chrome até 2024 como parte do seu compromisso de proporcionar aos utilizadores um maior controlo sobre os seus dados e sobre a forma como são utilizados.
Os utilizadores que fazem parte do processo de testes beta têm a capacidade de gerir os seus interesses e preferências pessoais quando se trata de anúncios que lhes são dirigidos. Isto é feito indo à secção Privacy Sandbox das suas definições, que é onde eles podem especificar quais os tópicos dos quais querem ser excluídos.
Fonte: Google