O Google revelou a pré-visualização inicial do desenvolvimento do Android 14, a próxima atualização do sistema operativo móvel mais utilizado no mundo. Esta versão promete ser uma melhoria significativa em relação à sua antecessora, com uma pletora de funcionalidades e melhorias concebidas para melhorar a experiência do utilizador e fornecer aos programadores mais ferramentas para criar aplicações inovadoras.
A Google lançou a primeira pré-visualização do Android 14, introduzindo novas e emocionantes funcionalidades para os programadores que os podem ajudar a criar aplicações mais poderosas e interativas para os seus utilizadores. Esses recursos incluem suporte aprimorado para Android 14 para funcionar em vários tamanhos de ecrã, com foco em tablets e formatos dobráveis.
As mudanças baseiam-se na base que o Google estabeleceu para ecrãs maiores, começando com o Android 12L e o Android 13. O Google tem várias diretrizes para ajudar os desenvolvedores a criar aplicativos melhores para tablets e dobráveis, como uma galeria dedicada a interfaces com boa aparência e que funcionem em ecrãs maiores.
Existe vários rumores de que o Google esteja a trabalhar num smartphone dobrável Pixel que pode ser lançado ainda nesta primavera, mas faria mais sentido para o Google lançar o seu primeiro telefone dobrável junto com o Android 14, um sistema operativo projetado para isto.
O Google está a fazer grandes melhorias no seu sistema operativo Android 13, introduzindo um sistema linguístico aperfeiçoado por utilizador que torna mais fácil para os programadores lidar com idiomas com regras apertadas em género gramaticais.
O Android 12 foi o primeiro sistema operativo a apresentar o design do Google Material You, que tem sido um dos principais focos nos últimos tempos. Com o Material You, os utilizadores Android têm acesso a uma série de poderosas funcionalidades de personalização que trazem um aspecto e uma sensação únicos ao seu dispositivo.
Esta primeira versão do Android 14 está disponível se tiver um Pixel 4a (5G) ou mais recente. Não é recomendado fazer isso se não tiver a desenvolver aplicativos Android ativamente ou se precisa de utilizar o smartphone diariamente, pois é muito provável que ainda existam diversos bugs no sistema operativo.
O Google deu-nos uma ideia sobre a data de lançamento do Android 14. A sua publicação informa aos desenvolvedores que espera bloquear todas as alterações nas suas APIs até junho, com o lançamento oficial a surgir “várias semanas” depois, provavelmente em agosto.
Fonte: Google