Google irá ter de adaptar a sua tecnologia de anúncios depois de multa

A Google também prometeu tornar mais fácil para os seus concorrentes usarem as suas ferramentas de publicidade, depois de um processo em que a França aplicou uma multa de cerca de 220 milhões de Euros. “A decisão que sanciona a Google é significativa porque é o primeiro no mundo a lidar com um complexo processo de leilão algorítmico usados ​​para anúncios online “, disse Isabelle de Silva, chefe da autoridade francesa.

A investigação revelou como a Google usou a sua posição dominante em servidores de anúncios para favorecer os seus próprios serviços sobre os concorrentes em servidores de anúncios e plataformas SSP [sell-side].” A divisão de anúncios da Google já enfrentou o escrutínio de reguladores franceses no passado.

Em 2019, o órgão de fiscalização multou o Google em 150 milhões de euros para regras de publicidade opacas e imprevisíveis depois de suspender a conta do Google Ads de uma empresa francesa sem aviso prévio. O Google também entrou em confronto com reguladores e editoras do país sobre o uso de trechos de conteúdo em sua secção de notícias.

Assim, e agora a Google concordou em pagar uma multa de € 220 milhões e mudar as suas práticas de publicidade após a autoridade de concorrência da França ter descoberto que havia abusado de sua posição dominante em anúncios online.

Na sequência de uma reclamação de 2019 da News Corp. e do jornal francês Le Figaro, a França decidiu que o Google estava a favorecer os seus próprios serviços de publicidade em detrimento dos rivais.

Num post de blog, aqui, a Google explicou como planeava0 mudar as suas regras de anúncios, oferecendo aos editores “maior flexibilidade”, melhorando interoperabilidade entre o seu gestor de anúncios e servidores de anúncios de terceiros. “Além disso, reafirmamos que não limitaremos os editores do Ad Manager a negociar termos específicos ou preços diretamente com outras plataformas de vendas. “

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here