Google I/O 2016: Conheça todas as novidades da Google

io16-social

Ontem iniciou-se o evento da Google para programadores, o Google I/O 2016. Foram apresentadas várias novidades relacionadas com software e aplicações, bem como um novo hardware, o Google Home.

Assistente da Google
Google Home
Aplicações Allo e Duo
Android Wear, Android N e Realidade Virtual

Assistente da Google

Google Assistent

A gigante Google anunciou hoje a criação de um assistente virtual chamado Google Assistant. Este novo serviço conta com a compreensão de linguagem natural graças a algoritmos de inteligência artificial. Google Assistant estará disponível nos smartphones, tablets, relógios e sistemas veiculares.

O CEO da Google informou que a gigante vai disponibilizar uma tecnologia melhor que as existentes no que toca a assistentes pessoais, combatendo contra a Siri da Apple ou a Cortana da Microsoft. A Google informou que é possível fazer perguntas complicadas ao Google Assistant do tipo “quanta gordura tem um abacate?”.

Google Home

Já havia rumores de que este dispositivo poderia surgir durante o Google I/O e agora é oficial. Olhando para a concorrência, o Google Home é uma resposta da empresa ao Amazon Echo.

O Google Home é um assistente ativado por voz que permitirá controlar toda a sua casa (e a sua vida) através de comandos de voz, como se fosse a sua assistente. Através de comandos, poderá colocar música em todas as colunas de casa, ligar a televisão ou mesmo ligar a luz de um único quarto. Para ver as potencialidades deste assistente, nada melhor do que ver um vídeo:

Aplicações Allo e Duo

Quem já utilizou um dispositivo Apple, sabe que o iMessage e o FaceTime são plataformas excelentes e foi a primeira coisa que pensámos, assim que a Google apresentou as duas novas aplicações. No entanto, a Google vai mais longe e o Allo, que é praticamente o mesmo que o Hangouts, tem integração com o assistente da Google que está no primeiro tópico.

O Allo é um chat que terá o assistente da Google a ajudar-nos a dar as respostas, bem como ajudar nas mesmas, por exemplo se um amigo o convidar para jantar, haverá respostas rápidas como Sim ou Não posso, mas também permitirá procurar por restaurantes. Também os emojis ganham mais expressão.

Google Allo

Com os problemas de privacidade que tem havido, a Google indica que o Allo é encriptado, bem como poderá ser enviado mensagens com tempo limite para serem guardadas.

O Duo é o concorrente ao Facetime, isto é, para chamadas de vídeo. O Duo promete ter qualidade e pouco consumo de dados, bem como será transversal a outros sistemas operativo, pois a Google irá lançar aplicações para Android e iOS.

A principal funcionalidade deste Duo é o Knock Knock, nome dado pela Google, que permite ver a imagem da pessoa que nos tá a ligar, antes mesmo de atendermos.

https://youtu.be/CIeMysX76pM

A Google pretende fazer chegar estas aplicações durante o verão, portanto nos próximos meses teremos estas novas funcionalidades.

Android Wear, Android N e Realidade Virtual

Como costuma acontecer no Google I/O, o Android também esteve em foco. Como o Android N já foi disponibilizado em versão Beta para programadores, no evento a empresa apenas deu algumas novidades sobre a próxima versão. Haverá um aumento de desempenho dos gráficos, melhor gestão da bateria e novos emojis.

Ainda sobre o Android N, a Google nõa decidiu qual o nome. Para isso, está a pedir a ajuda de todos, criando um site onde as pessoas poderão sugerir um nome para a nova versão do sistema operativo móvel: https://www.android.com/versions/name-n/.

No entanto, é com base no Android N que a Google vai lançar uma nova plataforma para a realidade virtual para dispositivos móveis, o Daydream. A ideia é tornar o conteúdo mais otimizado para os dispositivos móveis.

android-wear-2.0-Google-IO-2016

Foi também apresentado o Android Wear 2.0, uma nova versão do Android que tem como grande novidade a independência do relógio para com o smartphone. Assim, as aplicações poderão ligar-se ao 3G ou ao wifi de forma independente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here