Google investiga trabalhadora

A Google está a investigar uma investigadora de inteligência artificial, Margaret Mitchell. Margaret é uma das pessoas que está à frente do departamento de ética de inteligência artificial da empresa. Esta informação surge após após outro trabalhador da mesma área ter sido alegadamente despedido da empresa (Timnit Gebru para quem não se lembra). No caso de Margaret, ainda não despedida mas encontra-se suspensa durante alguns dias (não se sabe ao certo quantos)

Segundo afirma a Google, a decisão de investigar Margaret deve-se ao facto de ter sido detetado pelos sistemas da Google uma conta de um trabalhador ter extraído centenas de ficheiros e os ter partilhado com contas que nada têm a ver com os trabalhadores da Google.

A Google também afirmou que Margaret tem usado script para rever todas as suas mensagens e encontrar exemplos de tratamento discriminatório de Gebru. A semana passada inclusive Margaret publicou um Tweet em que dizia estar a documentar a atual situação critica em que Gebru foi despedida.

O sistema de segurança da Google bloqueia automaticamente contas de trabalhadores quando é detetado que essa conta está em risco de comprometer a segurança da mesma, ou quando a conta quebra regras impostas pela empresa.

A Google afirma que tudo foi explicado à trabalhadora em questão que e se encontram ativamente a investigar toda a situação para que todos os detalhes sejam compreendidos.

Já tinham havido Tweets anteriores em que Margaret demonstra apoiar a colega despedida e tinha sida critica em relação à atitude da Google. Margaret publicou um Tweet sobre o modo como o CEO, Sundar Pichai abordou toda a situação no local de trabalho.

A verdade é que a Google tem sido alvo de muito criticismo desde que Gebru deixou a empresa. Também o projecto Maven tem sido alvo de criticas (projecto que se destina a melhorar operações com drones militares). Rumores afirmam que toda esta situação surgiu de pessoas contra este mesmo projecto, verdade ou rumor?

Fonte: The Verge

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here