Google faz esforços para resolver a fragmentação do Android

A fragmentação do Android não é coisa do passado, e o Google está tentando fazer a sua parte para resolver isto… Em 2017, a empresa americana anunciou o Project Treble, uma iniciativa projetada para ajudar fornecedores de terceiros a entregar novas versões do Android em seus dispositivos mais cedo.

Dois anos depois, parece que os usuários estão finalmente começando a colher os frutos do Treble. O Google anunciou que “alguns” dispositivos da ASUS, LG, Motorola, OPPO, Realme, Samsung, Sharp, Sony, Transsion e Vivo serão atualizados para o Android 10 antes que 2019 seja lançado.

Isso significa que milhões de fãs do Android podem esperar o mais recente sistema operacional do Google, completo com um modo escuro, melhores recursos de segurança e um novo sistema de navegação por gestos.

Android

Infelizmente, o Google não especificou quais modelos estão sendo referidos em sua recente postagem no blog. No entanto, temos uma pista. Em primeiro lugar, a Samsung já lançou o Android 10 beta para as séries Galaxy S10 e Galaxy Note 10 ‘. De fato, a empresa sul-coreana lançou seu Android 10 beta mais de um mês antes do seu Android 9 Pie no ano passado.

Como a Samsung está testando o melhor e mais recente software do Google com seus principais carros de primeira linha, assumiu que esses também serão os dispositivos que também obterão uma versão final do Android 10.

Presume-se que outros fornecedores terceirizados se concentrem da mesma maneira em levar o Android 10 aos seus dispositivos mais premium antes de levá-lo a outros celulares em seus respectivos intervalos, mas isso não está confirmado.

No momento, apenas um pequeno número de telefones tem acesso às atualizações do Android 10. Isso inclui o Google Pixel, o Redmi K20 Pro, o Essential Phone e os mais novos aparelhos OnePlus.

Curiosamente, o post do Google não mencionou a Huawei, o maior fornecedor de smartphones da China. Isso é mais intrigante, porque a empresa já anunciou o Android 10 betas para vários de seus aparelhos.

Embora o anúncio recente do Google certamente deixe os fãs do Android animados, ele ainda destaca o maior problema com o sistema operacional. Fragmentação.

Atualização

Todos os anos, a Apple lança uma nova versão do iOS e a disponibiliza imediatamente para uma faixa de seus iPhones. De fato, a empresa se orgulha rotineiramente das altas taxas de adoção de seus sistemas operacionais mais recentes (este ano não foi diferente).

Por outro lado, o Google tem um histórico de lançamento de atualizações do Android que levam meses ou anos para chegar a determinados dispositivos … se houver.

A empresa parece estar fazendo grandes avanços nesse sentido, mas ainda está longe de alcançar seu rival.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here