Google explicou falha que afetou os serviços Docs e Drive

A Google lançou uma nota explicativa sobre as falhas ocorridas no inicio da semana e que afetou os serviços Google Docs e Drive. Durante algum tempo os utilizadores viram-se impossibilitados de aceder aos seus documentos e arquivos e que se encontravam alojados nos servidores da Google.

No comunicado pode ler-se que «na passada terça-feira, 31 de outubro, bloqueamos de forma errada o acesso a alguns dos arquivos dos nossos utilizadores, incluindo o Google Docs. Esta falha foi devida a um pequeno bug que sinalizou incorretamente alguns arquivos como não cumpridores dos termos de serviço (TOS). O bloqueio levantou questões na comunidade e gostaríamos de abordar essas questões.»

Ao longo de várias linhas, a Google descreve os mecanismos automáticos existentes nas plataformas Docs e Drive que permitem aplicar medidas preventivas ímparesde forma a proteger os utilizadores de ataques de malware, phishing e spam. A Google recorre ainda a técnicas antivírus estáticas e dinâmicas, todas sem intervenção humana, para conseguir ampliar o nível de segurança dos seus produtos, como refere o comunicado.

A explicação adianta que o erro da passada terça-feira permitiu que os serviços do Google Docs e Drive interpretassem mal a resposta desses sistemas de proteção e marcassem os arquivos como violadores das regras de acesso ao serviço. A comunicação da empresa encerra com um pedido de desculpas pelos incómodos causados a todos os utilizadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here