Independente de qual seja a sua opinião, o metaverso é real e está cada vez mais próximo. Por este motivo, as grandes empresas de tecnologia estão lutando para desenvolver estratégias sobre como se envolver. E cada uma tem seus próprios planos e objetivos diferentes.
Por exemplo, algumas estão interessadas no lado NFT ou em criar um caminho do metaverso, o que pode ser a escolha da maioria das empresas. Mas existem também as empresas como Apple e Google que estão aparentemente mais focadas na construção de hardware para interagir com mundos virtuais.
No caso da Google, rumores apontam que ela está trabalhando em um headset de realidade aumentada com o codinome Project Iris. Se tudo correr conforme o planejado, ele será lançado em algum momento de 2024, afirmaram duas fontes não identificadas, conforme relatado pelo The Verge.
Mais detalhes
Essas mesmas fontes disseram que o dispositivo, em desenvolvimento em uma instalação de São Francisco, parece um par de óculos de esqui e utilizará câmeras voltadas para o exterior.
O aparelho será alimentado por um processador personalizado do Google e rodará o Android, pelo menos, neste estágio inicial de desenvolvimento. Claro, nada está realmente confirmado, e muito menos sabemos qual é o verdadeiro design do aparelho.
Não está claro se o Google o marcará como um dispositivo Pixel, mas, como podemos deduzir de acordo com as fontes, a equipe de hardware Pixel está envolvida em algum grau. No entanto, podemos ter quase certeza de que o Google evitará a marca Glass.
O projeto secreto está sendo liderado por Clay Bavor, que reporta diretamente ao CEO Sundar Pichai. Bavor está envolvido nos esforços de AR e VR da empresa há anos com o Google Daydream e o Cardboard.
Cerca de 300 pessoas estão trabalhando ativamente no Projeto Iris, e há planos de adicionar outras centenas. Com isso podemos esperar por algo realmente visionário. Só esperamos que até lá não tenha acontecido lançamentos semelhantes de marcas rivais (iria ser realmente triste).