O Google está actualmente a executar um programa experimental “code red” para responder à crescente popularidade do ChatGPT, uma tecnologia Chatbot apoiada pela Microsoft. O programa inclui o teste de um chatbot chamado “Apprentice Bard”, bem como novos designs de desktop de pesquisa que podem ser usados num formato de perguntas e respostas. Esta iniciativa faz parte do plano maior da Google de se manter na vanguarda da tecnologia chatbot, e demonstra o seu compromisso de se manterem à frente dos seus concorrentes.
O CEO disse na quinta-feira que a empresa em breve irá adicionar recursos avançados de IA ao seu mecanismo de pesquisa.
“Em breve, as pessoas poderão interagir diretamente com o nosso mais recente e poderoso modelo de linguagem como um companheiro para a Pesquisa, de formas experimentais e inovadoras”, disse ele, referindo-se à tecnologia de conversação do Google LaMDA, ou Modelo de linguagem para aplicativos de diálogo. Pichai disse que irá lançar o modelo de linguagem “nas próximas semanas ou meses” para que a empresa possa receber mais feedback.
Na conferência sobre os resultados do quarto trimestre da empresa, os executivos discutiram longamente a inteligência artificial (IA), com o CEO Sundar Pichai a descrevê-la como “a tecnologia mais profunda em que estamos a trabalhar actualmente” O significado da IA foi sublinhado ao longo da chamada, desde o seu potencial para revolucionar as experiências dos consumidores até às oportunidades que ela traz para os negócios em quase todas as indústrias.
O gigante da tecnologia está a tentar mudar o seu foco para a Inteligência Artificial (IA) em resposta à competição cada vez mais dura de um dos seus rivais a longo prazo, bem como a aumentar os desafios no negócio principal da publicidade.
O relatório de ganhos de quinta-feira foi altamente decepcionante, com a empresa a ficar abaixo das expectativas, tanto em termos de receitas como de ganhos, por um quarto trimestre consecutivo. Uma métrica particularmente preocupante foi a receita publicitária do YouTube, que caiu 8% em relação ao ano anterior, a pesquisa e outras receitas do Google também viram um decréscimo de 2%.
A Microsoft está a considerar adicionar a funcionalidade ChatGPT no seu próprio mecanismo de pesquisa, o Bing. A ameaça de ficar para trás na IA estimulou os cofundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin, a interessarem-se diretamente pelos esforços anos depois de deixarem o trabalho diário na empresa em 2019.
Além de divulgar as próximas melhorias de pesquisa, a empresa disse também que, a partir do primeiro trimestre, mudará a estrutura de relatórios financeiros para o seu segmento de inteligência artificial DeepMind, de modo a que ele chegue ao Google, em vez do segmento Other Bets, que inclui pagamentos longos.
Fontes: Google e SeekingAlpha