O Google está alegadamente a desenvolver uma versão avançada do Emoji Kitchen do Gboard. Esta tecnologia utiliza IA generativa e é modelada, similar à tecnologia ChatGPT ou DALL-E, ambos usando processamento de linguagem natural para criar imagens. Em resumo, os utilizadores podem descrever a imagem que desejam usando algumas frases, como se estivessem a ter uma conversa com alguém, tal e qual o DALL-E.
A IA gera então a imagem com base na descrição do utilizador. Este tipo de inteligência artificial tem ganho tração nos últimos tempos devido à sua capacidade de gerar imagens de alta qualidade a velocidades impressionantes, no entanto, o Google quer levá-la um passo mais à frente ao integrá-la no seu teclado virtual.
O site 9to5google encontrou referências a um autodenominado “Imagen Keyboard” nos recursos da última versão Beta do Gboard, a 12.7.05.507749191. Aparentemente, nesta fase, o Google tem como objetivo oferecê-lo ao utilizador como uma opção de atalho rápido. Para esclarecer um pouco melhor, é a linha de ícones que aparece acima do números, que por padrão oferece links para configurações, inserção de GIFs e stickers e acesso à área de transferência, sendo que usando o menu de três pontos ao lado, pode substituir as opções padrão por uma variedade de outros atalhos. Aqui, o Imagen Keyboard deve ser um desses.
Imagen, a inovadora tecnologia criadora do Google, tem visto resultados impressionantes em termos de qualidade e precisão de imagem quando comparados com serviços similares como o DALL-E versão 2 do OpenAI. Em particular, os revisores humanos deram ao Imagen a vantagem quando se tratava de criação de imagens a partir de texto. Isto porque o Imagem foi concebido para compreender as nuances da linguagem e do contexto de forma a gerar imagens precisas com realismo e detalhe.
Imagen Keyboard é um serviço baseado em inteligência artificial (IA) que permite aos utilizadores gerar combinações únicas de Emoji misturando Emoji existentes a partir da biblioteca Unicode. Por exemplo, quando um utilizador seleccionar as cerejas e o Emoji de cara risonha, o software cria automaticamente uma imagem de “cerejas risonhas”.
A plataforma orientada por IA permite aos utilizadores criar imagens personalizadas e usá-las para efeitos de mensagens sem necessidade de qualquer codificação adicional ou capacidades de design. As novas combinações criadas usando este serviço estão limitadas ao que está disponível na biblioteca Unicode, por isso pode nem sempre ser possível alcançar o resultado desejado.