Google está a desenvolver um novo serviço de mensagens: CHAT

Aparentemente, a Google está insatisfeita com a longa lista de soluções de comunicações de curta duração que produziu até ao momento. De acordo com The Verge, eles estão a desenvolver o Chat. Supostamente, a Google utilizar esta nova aplicação para acabar com o iMessage e substituir totalmente as SMS. Mas, mais importante,  esperemos que a Google finalmente construa uma aplicação que permita enviar mensagens de texto…fantástica! Em vez de construir uma nova aplicação que volte a obter um sucesso mediano, nesta vez, a Google pretende adotar um novo padrão de mensagens que afaste os utilizadores das SMS. Para conseguir isso, a Google tem pressionado as principais operadoras de comunicações para adotar uma nova tecnologia chamada RCS (Rich Communication Services).

A aplicação Chat estará acessível através de mensagens no sistema operativo Android e será a aplicação nativa do próprio sistema. Quando a aplicação tiver o seu lançamento oficial (prevista para o final deste ano), ela será automaticamente ativa na aplicação Android Messages e substituirá os SMS com o principal protocolo de troca de mensagens. Os textos entre os utilizadores do Chat serão enviados através de RCS e essas mensagens serão enviadas através de um plano de dados do utilizador, nunca um plano de SMS. Supostamente, essas mensagens consomem apenas alguns bytes por mensagem. Neste momento, a Microsoft e a Google estão envolvidas com o RCS, mas a Apple não quer ouvir falar disso tão cedo!

Então, o que haverá de novo no Chat? Bom, esta aplicação suporta uma série de comodidades de uma aplicação de mensagens atual. Esta aplicação oferecerá recibos de leitura, teclado de digitação, permitirá enviar textos para grupos e aposta em fotografias e vídeos com resolução total. Mas, atenção, esta nova aplicação da Google não suporta criptografia end-to-end, ou seja, as mensagens podem ser interceptadas pela polícias ou pessoas mal intencionadas. A falta de segurança deixa o Chat um passo atrás em relação às alternativas como WhatsApp ou iMessage.

A Google afirma que já tem 55 operadores de comunicações no Mundo que vão apostar neste novo protocolo de comunicação e acredita que grande parte delas começará a oferecer suporte para o Chat no final deste ano. Além disso, a Google também vai permitir integrações com o Chat, tornando-o compatível com outros produtos da empresa como Google Assistant ou Google Photos.

Fontes: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui