Google Earth mostra como a floresta mundial mudou em 12 anos

floresta

Se quer ter uma idea de como a mancha florestal do planeta mudou nos últimos 12 anos, o Google Earth pode ajudar: o serviço apresentou recentemente um mapa em alta resolução que documenta as alterações sofridas pelas florestas globais entre 2000 e 2012. Mais do que um mapa, trata-se de uma ferramenta interativa disponível online com excelente nível de detalhe e resolução.

O mapa é baseado em 650,000 imagens de satélite capturadas pelo Landsat 7, que mostram que a Terra perdeu uma dimensão florestal equivalente ao território da Mongólia neste período de tempo. Ou seja, foram destruídas árvores suficientes para cobrir o Reino Unido seis vezes.

Foram 2,3 milhões de quilómetros quadrados de floresta que se perderam devido ao abate de árvores, fogos, doenças ou desastres naturais. No entanto, o planeta também ganhou 800,000 quilómetros quadrados de nova floresta, o que reduz a perda total a “apenas” 1,5 milhões de quilómetros quadrados.

De acordo com o mapa interativo, Portugal registou enormes alterações durante estes 12 anos, com perdas e ganhos espalhados pelo território, dependendo da localização.

floresta
O verde representa a extensão da floresta, o azul a floresta recuperada, o vermelho a floresta perdida e o rosa a combinação de floresta perdida e recuperada no mesmo local.

Enquanto o Brasil tentou reduzir a desflorestação, sobretudo na Amazónia, outros países registaram perdas significativas: Indonésia, Malásia, Paraguai e Angola encontram-se neste grupo. “Este é o primeiro mapa sobre alteração florestal globalmente consistente e localmente relevante”, disse o professor Matthew Hansen, da Universidade de Maryland, instituição que coordenou o projeto.

Enquanto um computador normal teria levado cerca de 15 anos a completar este mapa, o motor do Google Earth levou apenas alguns dias a processar toda a informação. A partir de agora, o mapa será atualizado anualmente e poderá ser utilizado como base de dados.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui