Google e Microsoft juntaram-se para melhorar as web apps no Android

Red Magic 6S

Como toda a gente sabe, nos dias de hoje, o que não faltam é sistemas operativos disponíveis, como por exemplo, desde o windows ao MacOs, passando pelo Linux ao Android e ao iOs. E se há tantos sistemas operativos, também não há falta de estruturas e ferramentas, como por exemplo o Qt ou o Flutter do Google, que foram concedidos para tornar isso um pouco menos doloroso para os programadores solitários. Mas a verdade, é que a unica plataforma que permeia tudo isto é a web.

Ou seja, o apelo da nova geração de aplicações web, chamadas Progressive Web Apps, e claro, que os dois maiores fornecedores de software do mundo não hesitaram e puseram-se a trabalhar em conjunto par tornar os PWAs mais parecidos com cidadãos de primeira classe da Google Play Store.

Como se sabe, muitas das aplicações e serviços mias populares nos dias de hoje são baseadas na web, concebidas para que possam cobrir o maior numero de bases, até mesmo em navegadores web móveis. Mas isto não os torna PWAs com um clique, pois têm de se integrar adequadamente com as características especificas do SO subjacente.

É para isto mesmo que o PWABuilder da Microsoft e o Bubblewrap do Google foram concebidos e estão agora a unir forças para divulgar as boas noticias dos PWABuilder nos telemóveis.

Para quem não saiba, o Google Bubblewrap é basicamente uma ferramenta para criar pacotes Google Play Store a partir de PWABuilder, e o PWABuilder da Micrisoft faz o mesmo para a maioria das lojas de aplicações.

Assim, os PWAs empacotados para a Google Play Store poderão suportar atalhos web que permitam aos utilizadores saltar directamente para secções especificas ou partes da aplicação web. No windows, esses atalhos aparecem como listas de saltos quando se clica com o botão do lado direito do rato no ícone na barra de tarefas. Esta mesma lista irá aparecer no Android quando se mantém premido o botão do ícone da aplicação.

Os PWA também serão capazes de controlar a aparência da barra de estado, como mudar a sua cor para corresponder ao tema da aplicação, tal como as normais aplicações nativas do Android.

Fonte: Slashgear

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here