A Google e a Microsoft chegaram finalmente a um acordo no diferendo sobre os anúncios existentes nos vídeos do Youtube para os utilizadores do SO Windows Phone. As duas empresas estão a desenvolver em conjunto uma nova versão da app que acabará por incluir a exibição de anúncios.
Num comunicado, a Google refere que “Microsoft e YouTube estão a trabalhar em conjunto para atualizar a nova aplicação do YouTube para Windows Phone e adequá-la aos termos de serviço da API do YouTube, incluindo a exibição de anúncios”.
Recorde-se que a 7 de maio a Microsoft lançou uma nova aplicação do YouTube para Windows Phone 8 que incluía recursos extras, como a possibilidade de baixar vídeos do site sem anúncios. Uma semana depois, a Google enviou à Microsoft uma carta indicando que, com estas condições a empresa violava alguns dos termos de serviço do YouTube. A Google solicitou à Microsoft que bloqueasse ou tirasse a app do YouTube da Windows Store.
A 22 de maio, a Microsoft lançou uma aplicação atualizada com a funcionalidade de download removida, mas o ultimato parece ter resultado e, depois de alguma hesitação, a multinacional de Redmond deu o braço a torcer.
A nova versão deverá, assim, ser lançada nas próximas semanas. A possibilidade de baixar vídeos e impedir a apresentação de anúncios deve desaparecer, já que esta norma infringia algumas diretrizes do YouTube e prejudicava os produtores de conteúdo, que se viam privados das receitas de publicidade.