Google e Facebook investem milhões em cabo que unirá Los Angeles e Hong Kong

brasil-cabo-submarino-internet

A Google e o Facebook estão a trabalhar em conjunto no investimento para um sistema de cabo de alta velocidade que irá unir Los Angeles e Hong Kong.

Este novo cabo terá um comprimento superior a 12.800 km e permitirá comunicar a velocidades superiores a 120 terabits por segundo, o que segundo a especialista Google será a mais rápida ligação entre os Estados Unidos e a Ásia. Este valor duplica o atual recorde de um projeto em que a Google também é parceira.

Com o novo cabo as duas empresas tecnológicas conseguirão oferecer serviços mais rápidos e fiáveis aos clientes do outro lado do Pacífico. A Google e o Facebook garantirão uma certa quota para as suas comunicações, devendo a restante largura de banda ser alugada ou vendida a outros interessados. Os números precisos não foram no entanto comunicados.

Este investimento de empresas tecnológicas nos cabos submarinos deve-se ao facto de terem grandes necessidades de tráfego, pelo que estão a optar pela construção ou participação em infraestruturas em que possam ter algum poder e controlo.

No passado o Facebook associou-se já à Microsoft para construção de um cabo superrápido que atravessa o Oceano Atlântico, e a Google parte já para o sexto cabo submarino que é sua propriedade. Esta nova infraestrutura foi já designada de Pacific Light Cable Network e entrará em funcionamento em 2018.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui