Google é acusada de truques sujos pela Genius

Uma coisa que todo mundo já fez ou irá fazer algumas vezes na vida é procurar a letra de sua música favorita. Afinal, todos queremos poder aprender e decorar aquelas partes que não entendemos direito, ou apenas por curiosidade.

Enfim, como sabemos, agora o Google tem uma função que mostra a letra das músicas sem precisar acessar diretamente algum site especializado. O que é muito útil, pois nos poupa de entrar em algum site desnecessariamente, a não ser que queiramos. Mas enfim o ponto é que o Google tem que ter uma base de dados própria de onde retirar essas letras e informações.

Porém, parece que não é exatamente isso que é de fato. Pois, a Genius, uma empresa que trabalha com a divulgação de letras de músicas, afirma que a Google pode estar fazendo alguns truques sujos para passar a perna nestes tipos de sites.

A empresa levantou acusações de não apenas prejudicar seu tráfego em seu site, mas às vezes descaradamente pegar as letras de Genius. Bem, se você se pergunta como a Genius pode provar isso, ela afirma que a evidência está nos apóstrofos.

A Genius, propositalmente, alternava entre apóstrofos retos e curvos como uma forma de marca d’água, dando assim, um certo destaque e diferenciação dentre tantas outras. E para piorar a situação, foi constatado que havia supostamente mais de 100 casos em que as letras do Google incluíam os apóstrofos EXATOS.

Google

Bem, como é de se esperar, a Google negou fazer qualquer coisa obscura desse tipo. Em uma declaração ao Wall street Journal, a empresa afirmou que considera os direitos autorais “muito a sério” e responsabilizou seus parceiros de sourcing por honrarem os termos de seus contratos.

Até agora, ainda não houve ações formais. Porém, a Genius alegou que o Google estava violando a lei antitruste e seus termos de serviço. A empresa informou que alertou o Google sobre o uso indevido que ocorrerá em breve, em 2017. O Genius pode não ter muito sucesso se buscar um caso diretamente, já que ele não é dono das letras – só é permitido exibi-las.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here