Google Drive está a trabalhar num modo offline

O Google Drive está a testar um modo offline que pode funcionar via Chrome. Este mesmo modo offline também já está presente em soluções como o Google Docs, Sheets e Slides. Agora, e numa tentativa de continuar a melhorar o Google Drive, a tecnológica está a testar um modo offline mais intuitivo em que também será possível aceder a documentos PDF, imagens, ficheiros do Office, entre outros. Deste modo, mesmo sem ligação à Internet, não perderemos o acesso à maioria dos ficheiros na cloud.

Nesta altura, a empresa está a aceitar candidaturas para os utilizadores interessados. Por isso, avizinha-se uma fase beta mais abrangente e disponível para os interessados. A partir daí, bastará marcar um ficheiro para consulta offline. Para já, a fase beta só está disponível para os administradores de conta G Suite. Os demais utilizadores terão que aguardar pelo final do período de testes, estando assim excluídos da primeira fase.

google drive

Primeiro, o ficheiro é carregado via Google Chrome. Em seguida, aparecerá a mensagem no canto inferior esquerdo, avisando-o da sua disponibilidade offline. É aqui que passamos a ter acesso completo ao material em questão, ainda que o acesso à Internet tenha sido interrompido.

Nesta altura, só se prevê que o modo offline esteja acessível via Google Chrome. Algo certamente mudará na eventualidade desta função ser efetivamente implementada. Os utilizadores têm que ativar este modo a partir da própria Drive, ou através do Docs, a partir do menu das respetivas definições.

Em seguida, é necessário fazer a autenticação, com uma conta certificada como responsável pela G Suite. Só então é que será apresentada a opção de disponibilizar um ficheiro offline. Note-se ainda que não existe, para já, uma calendarização para a sua distribuição global.

Entretanto, vale a pena referir que a Dropbox – a rival do Google Docs – também está a melhorar o seu esquema de participação colaborativa.

Fonte: TechCrunch

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here