Google Drive: Afinal há um limite de armazenamento que ninguém sabia

Ao que tudo indica, o Google Drive introduziu um limite para o número de itens, incluindo arquivos e pastas, que podem ser armazenados: 5 milhões.

A empresa nunca o anunciou formalmente e ao que parece que a notícia remonta a várias semanas atrás, contudo só agora é que alguns utilizadores começaram a reclamar nos fóruns de suporte oficiais, e o Suporte do Google confirmou.

A posição oficial da empresa é que a medida mostrou-se necessária para garantir os padrões de desempenho e confiabilidade do serviço, e que entende que pouca gente vai perceber. No entanto, existem algumas formas de implementação que são um pouco chocantes, além da má comunicação e nenhum aviso prévio, por exemplo, o limite é o mesmo para todos independentemente o espaço que cada um compre.

As assinaturas do Google One, que giram principalmente em torno do armazenamento em nuvem do Drive, começam em 100 GB e podem ir até 30 TB. Neste caso extremo precisa de arquivos de 6 MB cada (em média, é claro) para atingir o limite de 5 milhões, sem contar as pastas.

No caso de 2 TB cai para apenas 400 kb. É claro que quem usa o Drive principalmente para armazenar fotos, vídeos e arquivos grandes em geral não deve ter grandes problemas, mas grandes e pequenas empresas que o usam principalmente para documentos podem vir a  encontrar aqui várias dificuldades. É o caso, por exemplo, de uma clínica veterinária no Reino Unido, cujo depoimento pode ser encontrado, junto com o de muitos outros, no Issue Tracker oficial.

Neste momento, não parece existir muitas soluções concretas além de organizar os seus arquivos em arquivos compactados, como ZIP e RAR, que obviamente contam como um arquivo, ou trocar de serviço de armazenamento em nuvem.

A este respeito, vale a pena notar que o Dropbox diz que não existe limite, enquanto o OneDrive diz que não pode colocar mais de 50.000 arquivos por pasta, mas não aparenta existir um limite global.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui