Google Docs expande avisos sobre ficheiros maliciosos

As ferramentas de utilização de escritório do Sheets, Slides e Drawings estão a mostrar um banner de aviso quando o utilizador abrir os arquivos potencialmente maliciosos que possa estar a circular na web, este aviso surgiu diretamente por parte do google.

Este banner de aviso já está a aparecer quando os arquivos suspeitos são acedidos diretamente ​​no google Drive, bem como em links suspeitos nos arquivos separados dos documentos, apresentações ou até desenhos. Este lançamento mais aprofundado deve conseguir sem duvida ajudar a proteger mais os utilizadores numa enorme variedade de situações.

Inicialmente, o anúncio do Google do dia 20 de janeiro dizia que o banner já estava a aparecer ao abrir os links do Google Docs, Sheets, Slides e Drawings. No entanto, a empresa disse que isso foi um erro de digitação e que, em vez disso, o anuncio devia dizer que o banner aparece nos arquivos “links de arquivos do Google Docs, Sheets, Slides e Drawings”.

Aos autores de ataques informáticos usaram os arquivos do google para obter esses mesmos links maliciosos mesmo em frente dos utilizadores, que causou alguns danos a vários utilizadores. Os banners de aviso ao que parece vem com o objetivo de tentar combater os golpes que usam o software de produtividade do Google para criar um verniz de autenticidade em torno de links maliciosos e tentativas de phishing.

Em 2020, a Wired relatou uma onda de ataques que usavam os vários recursos de partilha e colaboração do Google para colocar os seus arquivos maliciosos na frente dos utilizadores. Ao clicar num link num desses documentos leva o utilizador a um site cheio de anúncios duvidosos ou a um site de phishing típico que pode solicitar o utilizador a inserir os dados bancários.

O anúncio do Google diz que o novo banner de aviso será lançado nas próximas semanas para todas as contas, sejam comerciais ou pessoais.

Fonte: Workspaceupdates

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui