As ferramentas de utilização de escritório do Sheets, Slides e Drawings estão a mostrar um banner de aviso quando o utilizador abrir os arquivos potencialmente maliciosos que possa estar a circular na web, este aviso surgiu diretamente por parte do google.
Este banner de aviso já está a aparecer quando os arquivos suspeitos são acedidos diretamente no google Drive, bem como em links suspeitos nos arquivos separados dos documentos, apresentações ou até desenhos. Este lançamento mais aprofundado deve conseguir sem duvida ajudar a proteger mais os utilizadores numa enorme variedade de situações.
Inicialmente, o anúncio do Google do dia 20 de janeiro dizia que o banner já estava a aparecer ao abrir os links do Google Docs, Sheets, Slides e Drawings. No entanto, a empresa disse que isso foi um erro de digitação e que, em vez disso, o anuncio devia dizer que o banner aparece nos arquivos “links de arquivos do Google Docs, Sheets, Slides e Drawings”.
Aos autores de ataques informáticos usaram os arquivos do google para obter esses mesmos links maliciosos mesmo em frente dos utilizadores, que causou alguns danos a vários utilizadores. Os banners de aviso ao que parece vem com o objetivo de tentar combater os golpes que usam o software de produtividade do Google para criar um verniz de autenticidade em torno de links maliciosos e tentativas de phishing.
Em 2020, a Wired relatou uma onda de ataques que usavam os vários recursos de partilha e colaboração do Google para colocar os seus arquivos maliciosos na frente dos utilizadores. Ao clicar num link num desses documentos leva o utilizador a um site cheio de anúncios duvidosos ou a um site de phishing típico que pode solicitar o utilizador a inserir os dados bancários.
O anúncio do Google diz que o novo banner de aviso será lançado nas próximas semanas para todas as contas, sejam comerciais ou pessoais.
Fonte: Workspaceupdates