Google desenvolve solução energética sustentável para o telhado dos seus edifícios

A gigante tecnológica já se tinha comprometido com a meta ecológica de se tornar numa empresa com 0 emissões de carbono até 2030. Face a este objetivo, a empresa tem, nos últimos tempos, pensado em diferentes soluções para que todas as suas inovações tecnológicas vão nesse sentido. A Google tem fabricado smartphones mais sustentáveis, tem pensado em formas mais sustentáveis de gerir os seus centros de dados, e, agora, demonstrou, igualmente, o seu compromisso na área das infraestruturas.

A Google construiu um novo edifício em Silicon Valley, que se assemelha a uma tenda, onde a principal preocupação foi criar uma solução energética sustentável para o telhado, visto que a empresa pretendia inserir painéis solares tradicionais. A pensar neste objetivo, a empresa criou um sistema que batizou de “escamas de dragão”, que tem mais de 90 mil painéis solares, e que consegue gerar cerca de 7 megawatts de energia.

A empresa responsável por projetar os painéis foi a SunStyl. Estes possuem um vidro texturizado, que é capaz de reter luz que os os painéis solares mais tradicionais não consegue. Foi também desenvolvido um revestimento capaz de controlar o reflexo dos painéis.

Os edifícios Bay View e Charleston East foram os edifícios onde foi implementado este novo sistema de telhado com “escamas de dragão”. Observou-se com este sistema consegue recolher energia durante várias horas do dia, mesmo naquelas onde a incidência é menor. A Google prevê que os novos telhados possam fornecer 40% das necessidades energéticas.

A Google não quer ficar por aqui, e já tem planos para tornar este sistema mais escalável, para responder às diferentes necessidades das suas infraestruturas atuais e futuras. Entretanto, foi divulgado que, no laboratório da Google já foram desenvolvidas duas versões para revolucionar as fachadas e as janelas dos edifícios da Google. Ainda não há data para implementação deste projeto, mas a Google anuncia que será para breve.

Fonte: Bloomberg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui