Google criou concorrente do Jpeg

Red Magic 5G

Google molduraA tecnologia que o Google tem vindo a desenvolver a WebM não se fica só pelo vídeo. Foi revelado agora um novo formato para imagens na Internet o WebP.

O Google anunciou que o novo formato WebP com mais alguma pesquisa pode criar imagens com menos 40% de tamanho em relação ao formato Jpeg o mais utilizado hoje em dia.

Com esta redução de tamanho as transferência na internet seriam mais rápidas e sem perda de qualidade de imagem.

Tal como o formato Jpeg, o WebP permite aos utilizadores cortar no tamanho da imagem sem perda aparente de qualidade. Tudo depende também da redução que se faça mas reduzindo até cerca de 10% do tamanho de um Jpeg, a imagem não é uma cópia perfeita da original mas aos olhos humanos não tem perda de qualidade visível. O WebP reduz ainda mais.

O problema para já é que ao contrário do Jpeg que é compatível com tudo (máquinas fotográficas, browsers, programas de edição de imagem, etc) o WebP está ainda a dar os primeiros passos e se realmente se comprovarem as suas qualidades vai demorar ainda algum tempo até ser um padrão amplamente usado.

Para começar o Google espera em algumas semanas, lançar software que permita trabalhar com o formato WebP para os utilizadores verem por si mesmo os benefícios deste formato. A outra medida é tornar o Google Chrome compatível  com o WebP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here